A Fiat passa a comercializar o veículo comercial leve Fiorino 2022. Integrante do segmento B-Vans, o modelo recebeu um novo design exterior. Na dianteira, a Fiat Fiorino 2022 recebeu novos faróis, mais afilados e com máscara negra, eles são contornados pelos para-choques, para-lamas e o capô também foi redesenhado.
A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, vale ressaltar que o modelo é totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG). E a lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.
No interior, a Fiat classifica como ‘confortável e funcional’, pois ganhou painel completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster de instrumentos inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros, ou seja, segundo a fabricante, 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas. Os bancos foram modificados e estão mais confortáveis
Entre os equipamentos de série, a Nova Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado recalibrado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina.
Para a segurança e auxilio ao motorista traz o controle de tração e estabilidade (ESC), Sinal de Freio de Emergência, que aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras. O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), o recurso também é ativado em descidas.
A Nova Fiorino usa o motor 1.4 EVO Flex, o qual foi ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). O motor ficou mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina e a melhora com etanol foi de 8,3%. Ele entrega até 86 cv de potência e torque de 12,2 kgfm com etanol.
No entanto, o câmbio manual de cinco marchas recebeu ajustes. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, para dar mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, para facilitar manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado. A suspensão traseira, utiliza eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, semelhante a utilizada na Nova Fiat Strada, ele passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, o que melhora a eficiência e estabilidade.
Para finalizar, entre as modificações, figuram as palhetas da Nova Fiorino, por exemplo, agora elas são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses. O preço da Nova Fiat Fiorino versão Endurance 1.4 EVO Flex é R$99.990 e tem capacidade para transportar 650 kg.
Por: Redação-AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação