Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
As pesquisas mostram que o comprador que pretende gastar mais de R$ 70.000 em um automóvel, não quer o câmbio com as trocas manuais, prefere os modelos com a transmissão manual.
Para atender o público que gosta das picapes, também conhecidas por caminhonetes, mas não quer uma média como a Chevrolet S10, Toyota Hillux, Ford Ranger ou uma de menor porte como a Toro, a Fiat lança a picape compacta Strada com o câmbio automático CVT (Transmissão Continuamente Variável). A Nova Strada com câmbio automático é oferecida em duas versões, a Volcano, que mantém a opção de câmbio manual, e a inédita topo de linha Ranch.
No exterior a Fiat Strada Ranch tem faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light), o logo FIAT grande no centro com a Fiat Flag à direita e o capô vincado. Tem ainda os novos skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição Ranch impressa na cobertura e rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus ATR para uso misto 205/60R15.
Novidades também no interior da Strada Ranch com o câmbio automático, o painel recebeu uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da Nova Toro, ao redor do porta-objetos superior, o qual contrasta com as saídas de ar em preto brilhante.
O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e tem a inscrição Ranch nos encostos. O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas reforçam a exclusividade da versão Ranch.
No centro há os sistema multimídia de 7 polegadas com a conectividade Android Auto e Apple Carplay sem cabos, recebeu ainda o Wireless Charger, para carregar o smartphone sem fio. Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular, e as portas traseiras são com a abertura de 80º e os assentos traseiros laterais também possuem fixação Isofix para cadeirinhas infantis.
A picape compacta Fiat Strada mantém o motor 1.3L Firefly com potência de 98 cv (G) a 6.000 rpm / 107 cv (etanol) a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm (G) a 4.250 rpm e 13,7 kgfm (E) a 4.000 rpm. Já o câmbio automático CVT simula 7 marchas e oferece três modos de condução, no modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo. O motorista pode optar pelo modo manual, o qual permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. Já o modo Sport é voltado para quem busca uma condução mais divertida e ágil.
Nele, a central eletrônica da Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.
A caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg. A tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento, e pode suportar até 400 kg. Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista, a Nova Strada com o câmbio automático é equipada com o controle de estabilidade, assistente de partida em rampa (Hill Holder) e controle de tração E-Locker (TC+). A Nova Fiat Strada Volcano com câmbio automático tem preço de R$ 111.990 e a Nova Strada Ranch com o câmbio automático custa R$ 116.990.
Leia também: Avaliação: Picape Fiat Strada Volcano 2021