Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A partir de abril, as 55 concessionárias RAM espalhadas pelo Brasil passam a comercializar a Nova Ram 3500 2022. Em principio os proprietários da Ram 2500 e 1500 têm a prioridade para ‘trocar’ de modelo. O primeiro lote a chegar deve totalizar cerca de 400 unidades.
No visual exterior, a Ram 3500 Limited Longhorn têm a grade e as rodas exclusivas e pintura two-tone (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Outra combinação existente apenas na versão de topo da Ram 3500 é Vermelho Delmonico (também perolizada) com os acabamentos cromados. Os faróis são Full LED Matrix direcionais, com o projetor que segue a posição do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto.
Outros itens tecnológicos estão presentes na picape grande (que também integram a versão Laramie Night Edition) como por exemplo: espelho retrovisor digital, pacote de assistências à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer). A Nova Ram 3500 Limited Longhorn, se diferencia de outros modelos logo ao abrir a porta, pois há um estribo elétrico retrátil de série (presente também na Laramie Night Edition). E no interior da cabine traz acabamento com materiais nobres como couro Natura Plus e madeira legítima por todos os lados.
A Nova Ram 3500 Limited Longhorn combina o marrom Cattle Tan e preto, o couro tem costuras contrastantes e não reveste apenas os bancos como também várias superfícies: parte do volante, a alavanca de câmbio, a cobertura e a porção interior do painel, as alças de acesso ao interior, o apoio dos braços e o painel superior das portas e o apoio dos braços central, que também serve como tampa do enorme porta-objetos.
Já a madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. A faixa na frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão (Limited Longhorn Edition) é impressa a laser.
Os acabamentos são dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Até os tapetes da 3500 Limited Longhorn são especiais, com o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere, que pode ser destacada para facilitar a limpeza. A inspiração western se vê também nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros e o freio de estacionamento da Nova Ram 3500 é no pedal.
Embaixo do capô a Nova Ram 3500 traz o motor Cummins turbo diesel de 6.7L mais forte que o anterior. Com 6 cilindros em linha, entrega 377 cv a 2.800 rpm, ou seja, são 12 cv a mais do que na Ram 2500. O torque é de 117,2 kgfm a 1.700 rpm. A Ram 3500 conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes. O bloco é feito de ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH na sigla inglesa) e ajuda a reduzir o peso geral do conjunto. De última geração, a turbina é de geometria variável (VGT). O câmbio é automático de 6 marchas. Ele utiliza o solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Por meio de comandos eletrônicos no painel, o condutor escolhe entre os três modos de tração, 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, e o diferencial traseiro é antideslizante.
A Nova Ram 3500 transporta uma carga de até 1.752 kg e reboca até 9.021 kg, ou seja, 9 toneladas. Para melhor transportar cargas tem o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.
Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes da Ram), outra exclusividade da 3500, o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115v e duas tomadas para trailer, de 7 e 12 pinos.
Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda oferece 1.280 litros de capacidade, independente da configuração, a caçamba da Nova Ram 3500 possui revestimento especial, aplicado através de spray, além de iluminação a LED. Os espelhos retrovisores externos são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia e podem ser colocados de forma vertical, para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.
O plano de manutenção programada da Nova Ram 3500 prevê revisões a cada 24.000 km ou anualmente. Dessa forma, a soma do valor das três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados. A garantia é de três anos, com assistência Privilege Service 24 horas, 7 dias por semana.
A Nova Ram 3500 Laramie 2022 custa R$ 484.990, enquanto que a Ram 3500 Laramie Night Edition custa R$ 509.990 e a topo de linha Ram 3500 Limited Longhorn tem preço sugerido de R$ 529.990.
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