Com opção de motorização hibrida flex e a combustão, o novo SUV da Toyota chega como veículo global desenvolvido para o Brasil
O SUV Novo Corolla Cross custa a partir de R$ 139.990. No visual, o Novo Corolla Cross 2022 tem uma grande grade trapezoidal pintada em cinza escuro em formato de colméia com o símbolo da Toyota no centro. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca na cor azul. Há outra grade menor na parte inferior do para-choque, com as luzes de neblina em LED nas pontas.
Há grandes vincos nas extremidades do para-choque e os faróis em formato horizontal, eles iniciam na lateral do Corolla Cross até a grade superior dianteira.
Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas em LED, o DRL (Daytime Running Lights).
A lateral do Novo Corolla Cross traz um vinco que inicia na frente e vai até a traseira. Com área envidraçada grande, nos espelhos retrovisores a base é na cor preta e há luzes repetidoras. As maçanetas são na cor do veículo, enquanto que nas versões híbridas possuem moldura superior das janelas com acabamento cromado.
Para completar o visual lateral, rack de teto, as caixas de rodas utilizam molduras e moldura preta na parte inferior do SUV para ligar as molduras. Nas versões hibridas, as rodas de liga leve 18 polegadas são calçadas com pneus 225/50 R18 (acabamento na cor preta e diamantada/acabamento na cor cinza escuro e diamantada), já na opção só com motor a combustão as rodas são de liga leve 17 polegadas e os pneus 215/60 R17 e o acabamento na cor prata.
Na traseira, um spoiler que sai do teto, o vidro é grande e as lanternas horizontais avançam na tampa do porta-malas, com a logomarca da Toyota no centro. Abaixo uma barra com a inscrição Corolla menor e Cross maior. Logo abaixo, uma moldura que acomoda a placa de identificação. Com objetivo de reforçar o visual esportivo e fora de estrada, o para-choque traseiro do Corolla Cross é na cor preta, nas pontas há refletores e abaixo um overbump.
O SUV da Toyota fabricado na plataforma TNGA, a mesma do sedã Corolla, foi desenvolvido para oferecer bom espaço interno e conforto aos ocupantes.
Novo Toyota Corolla Cross | ||||
XRX Hybrid | XRV Hybrid | XRE | XR | |
Altura (mm) | 1.620 | |||
Comprimento (mm) | 4.460 | |||
Distância entre-eixos (mm) | 2.640 | |||
Largura (mm) | 1.825 | |||
Volume do porta-malas (L) | 440 |
O desenho do interior no Corolla Cross segue o padrão adotado no sedã Corolla, mas com algumas diferenças. No utilitário esportivo, todo o acabamento é disposto horizontalmente.
O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. As maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central possuem acabamento na cor prata.
São três tipos de acabamento dos bancos para o Corolla Cross. A versão XR traz partes revestidas de tecido preto. Nas versões XRE e XRV Hybrid elas são revestidas de couro e material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid tem partes revestidas de couro e material sintético bege.
O volante é de três raios, multifuncional, com os controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). No Corolla Cross a fabricante incluiu vários porta-copos e objetos nas portas, console central e no apoio de braços no banco traseiro.
O painel de instrumentos do Toyota Corolla Cross nas versões XR, XRE e XRV Hybrid há três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e a temperatura do motor e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia, entre outras.
No entanto, a versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7 polegadas no centro do painel, ela exibi o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
A versão XRX Hybrid do Corolla Cross ainda conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico. Com movimentos de basculamento retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.
As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assentoe teto solar elétrico com função antiesmagamento.
Já a edição limitada do Toyota Corolla Cross Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, no entanto, vem com mais equipamentos, como carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.
As versões do Corolla Cross XR e XRE 2.0L Flex tem o motor a combustão 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. Com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo e pistões de baixa fricção, o motor 2.0L Dynamic Force fabricado em Porto Feliz (SP), de ciclo Atkinson Flex, entrega 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é o Direct Shift de 10 marchas, com uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo.
Já as versões XRV Hybrid Flex, XRX Hybrid Flex e Special Edition utilizam o sistema híbrido flex composto por um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 rpm quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, alimenta o motor elétrico do Corolla Cross, ela está localizada embaixo do banco traseiro.
Nas versões hibridas a transmissão é a Hybrid Transaxle, funciona através de planetária com engrenagem. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico e também contribui para economia de combustível.
Desde a versão de entrada XR, o Toyota Corolla Cross traz 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o alerta de tráfego traseiro, que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nesta situação, usando um radar de ondas milimétricas, ele emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.
Além dessas tecnologias de segurança passiva, o Corolla Cross tem o pacote de segurança ativa Toyota SafetySense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
As tecnologias incluídas nesse pacote são:
O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota SafetySense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (Lane TraceAssist – LTA)observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruisecontrol” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granadae a nova e exclusiva cor Azul Netuno.
Modelo |
Versão |
Preço público sugerido |
Toyota Corolla Cross |
XR 2.0L Flex | R$ 139.990,00 |
XRE 2.0L Flex | R$ 149.990,00 | |
XRV Hybrid Flex | R$ 172.990,00 | |
XRX Hybrid Flex | R$ 179.990,00 | |
Special Edition | R$ 183.980,00 |
O Toyota Corolla Cross é um projeto global da fabricante japonesa, porém, foi pensado para o Brasil. Sendo assim, as suspensões tem a calibração para o mercado brasileiro. Além disso, todo o sistema de injeção de combustível também está ajustado para as condições encontradas no combustível nacional. E o sistema híbrido flex é único, ou seja, só existe no Brasil.
Os executivos da Toyota consideram que o SUV deve concorrer em algumas situações com o outro automóvel de sucesso da marca, o sedã mais vendido do mundo o Corolla. Porém, segundo Vladimir Centurião, diretor de operação de vendas, pós-venda e marketing da Toyota, “há mercado para os dois”. O executivo explica que, “são clientes diferentes, o público masculino, prefere o sedã e o feminino, o SUV, além disso, nossa expectativa é de que quem um Corolla e um utilitário de outra marca, vai trocar o SUV da outra fabricante por um Corolla Cross, pois no final do dia queremos ver na garagem um sedã e um SUV Toyota”.
Para finalizar, por se tratar de um modelo fabricado na plataforma TNGA, a mesma do sedã Corolla, os custos de manutenção do novo SUV são próximos aos do sedã.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação