No visual a dianteira do hatch ostenta capô vincado, faróis com três faixas em LED. A grade frontal é grande. O para-choque é grande, com LEDS nas extremidades, para simular os dentes de sabre de um felino. E os faróis são em full LED.
A lateral traz vincos acima das maçanetas, para-lamas ressaltados, adesivos nas colunas das portas e retrovisores na cor preta.
A traseira do novo Peugeot 208 traz uma faixa em black piano, na tampa do porta-malas, ela uni as lanternas, com elementos luminosos na forma de três faixas para simpbolizar garras. O para-choque traseiro parece uma única peça, no centro uma moldura preta que acomoda a placa de identificação.
No interior o novo Peugeot 208 traz o i-Cockpit 3D, uma evolução do conceito patenteado pela Marca. O cluster de instrumentos em três dimensões com volante Sport Drive e base achatada. O painel de instrumentos é elevado, com central multimídia touchscreen, tela sensível ao toque, de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.
Lançamento: Novo Peugeot 208 2021
O modelo cresceu, a carroceria é mais longa, mais larga e mais baixa que a do veículo da geração anterior, as dimensões são: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e distância entre-eixos de 2.538 mm.
Entre as tecnologias de assistência ao motorista ele traz as mais modernas inovações:
Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:
Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;
Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.
Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.
Lançamento: Novo Peugeot 208 2021
Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.
Alerta e correção de mudança de faixa: O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.
Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h.. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.
O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.
Auxílio de farol alto: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Ele otimiza o tempo de circulação em luz alta, para maior segurança. Para ativar/desativar essa função, basta fazer a escolha por meio do menu “Condução” na tela sensível ao toque – o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Reconhecimento de placas de velocidade: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas efetua a leitura das placas de limitação da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação).
O limite de velocidade exibido no painel de instrumentos é atualizado quando o veículo passa por uma placa destinada a automóveis (veículos leves) – os limites de velocidade específicos, como aqueles destinados a veículos pesados de carga, não são exibidos.
O limite de velocidade recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera, pressionando o botão “MEM” do comando do regulador/limitador de velocidade – uma pressão registra a velocidade recomendada, e uma nova pressão confirma a nova regulagem da velocidade.
Essa função também é ativada/desativada através do menu “Condução”, na tela sensível ao toque, e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Carregamento de smartphone wireless: Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria de celulares, bastando que estes sejam compatíveis com o padrão Qi 1.1 em sua concepção original, ou mediante o uso de um “estojo” de compatibilidade.
Peugeot 208 Active 1.6- Câmbio automático AT6 (R$ 74.990)
Grade frontal cromada
DRL em LED
Rodas de liga leve de 16” Kenobi
Faixa traseira em preto brilhante
Comandos do volante com contorno em preto brilhante
Toggle Switches com contorno dos botões cromados
Abertura de portas interno
Peugeot 208 Active 1.6- Câmbio automático AT6 + PACK (R$ 82.490)
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
Teto de vidro panorâmico
Ar-condicionado digital
Câmera de estacionamento traseira
Peugeot 208 Allure 1.6- Câmbio automático AT6 (R$ 89.490)
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
Teto de vidro panorâmico
Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi
Escapamento cromado
Ar-condicionado automático digital
Peugeot i-Cockpit 3D
Volante multifuncional em couro
Bancos em Alcantara
Apoio de braço para o condutor
Carregador de smartphone por indução
Painel de bordo com acabamento Slush
Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
Airbags de cortina
Peugeot 208 Griffe 1.6- Câmbio automático AT6 (R$ 94.990)
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
Faróis Full LED
Capa dos retrovisores em preto brilhante
Aerofólio traseiro em preto brilhante
Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
VisioPark 180°
Sensor de chuva
Sensor crepuscular
Sensor de estacionamento traseiro
Alerta de Colisão
Frenagem de Emergência Automática
Alerta e correção de mudança de Faixa
Auxílio de Farol Alto
Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade
Todas as versões utilizam o motor 1.6 16V Flex, com 118 cv de potência e 15,1 kgfm de torque. O câmbio é automático sequencial de 6 marchas. O motorista pode escolher entre os modos de condução “Eco” e “Sport” do câmbio.
Além da versão com motor a combustão a Peugeot irá comercializar no Brasil a versão 208 e-GT 100% elétrico, a qual ainda não teve o preço divulgado.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação