Por: Edison Ragassi/ Fotos: Rodolfo BUHRER/ La Imagem / Renault
Lançado em julho de 2017, o Renault Kwid é o modelo de entrada da fabricante francesa. Desde sua chegada alcançou o total de 277.368 unidades emplacadas, isso até dezembro de 2021. Segundo a Renault, o modelo trouxe novos clientes para a marca e também rejuvenesceu o perfil dos consumidores, já que o público jovem, a ‘galera mais nova’ virou fã do compacto.
E como diz a sabedoria futebolística, ‘no time que está ganhando não se mexe, mas melhora’, a Renault evoluiu e melhorou o Kwid. O compacto recebeu uma nova identidade visual. Na dianteira a grade frontal é nova esculpida com inserções cromadas ou cinza, dependendo da versão e luzes de circulação diurna (DRL) em LED em todas as versões. A parte inferior do novo para-choque é na cor preta. Os faróis desceram, saíram da região dos para-lamas, eles são de parábola dupla posicionados na parte inferior.
Na traseira o Novo Kwid 2023 também recebeu modificações. O para-choque traseiro é novo e as lanternas em LED. Outra novidade para o Kwid é que o interessado em adquirir o carro compacto pode optar pelo teto bíton na versão Intense, e rodas de liga leve diamantadas de série nas versões Intense com teto bíton e Outsider.
No interior, o painel de instrumentos agora tem mostradores em LED. Todo o painel central recebeu novo acabamento, com detalhes cromados e na cor preta brilhante ou cinza Cassiopée, dependendo da versão, nos aeradores das saídas de ar, na moldura do novo sistema multimídia Media Evolution, nas portas e na manopla do câmbio. A versão Outsider ganha ainda acabamento exclusivo na cor verde Citron nas costuras dos bancos e da coifa do câmbio.
A nova central multimídia Media Evolution traz mais tecnologia e conectividade. A tela é maior, agora de 8 polegadas, oferece espelhamento para celulares com Android Auto e Apple CarPlay para usar Spotify, Waze e Whatsapp na tela do multimídia, e botão “push to talk”, além do sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas que podem resultar em uma economia de combustível de até 20% e ainda recebeu o indicador de temperatura externa.
Desde o lançamento, a Renault denomina o Kwid como o ‘SUV dos compactos’, isso por causa da altura do solo (185 mm) e os ângulos de entrada (24,1°) e de saída (41,7°) e no porta-malas a capacidade é de 290 litros.
O motor do Kwid foi melhorado. O 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), tem três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. Ele agora entrega 71 cv de potência com etanol e 68 cv com gasolina a 5.500 rpm. O torque melhorou, agora é de 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina disponíveis a 4.500 rpm. Entr as melhorias, foi adotado o sensor de fase do comando de válvulas, uma nova central eletrônica e nova calibração. O modelo anterior tinha o mesmo motor que abastecido com etanol, entrega 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm de torque.
O consumo de combustível do novo Kwid validado pelo Inmetro na cidade é de 15,3 km/L com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Na estrada, 15,7km/l com gasolina e 11 km/l com etanol.
Para auxiliar no melhor aproveitamento energético e economizar combustível, todas as versões do novo Kwid 2023 trazem a direção com assistência elétrica, Start/Stop, sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Este alternador, também conhecido como alternador pilotado, segundo a Renault, esse sistema garante um consumo até 2% menor.
O Renault Kwid é um compacto com características urbanas. Por isso não espere encontrar aquele arranque veloz. O compacto tem arranque moderado, mas desenvolve velocidade de maneira progressiva. O câmbio manual de cinco marchas é macio, preciso, sem arranhar ou endurecer na troca das marchas, inclusive para engatar a marcha à ré, ele tem inibidor para melhor segurança. Nas subidas o motor responde bem e passa com certo conforto nas valetas e lombadas. Comparado ao Kwid anterior, o carro evoluiu, está melhor e mais confortável para guiar.
O Renault Kwid 2023 versão Zen custa R$ 59.890. Entre os itens de série ele traz 4 airbags, (2 frontais e 2 laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), painel de instrumentos com mostradores em LED, computador de bordo, ar-condicionado, Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB,AUX) com dois alto-falantes, travas elétricas das portas e vidros dianteiros elétricos.
O novo Kwid 2023 Intense custa R$ 64.190, além de todos os itens da versão Zen tem a mais as maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores em preto brilhante, calotas Flex Wheel 14″ Bíton, retrovisores elétricos, chave tipo canivete, câmera de ré, Media Evolution, tela 8 polegadas com espelhamento de smartphone Android Auto e Apple CarPlay, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia, comando satélite de áudio, lanternas com assinatura em LED.
Nesta versão como opcional há pintura bíton e rodas de liga leve diamantadas 14”bíton. E o Kwid versão Outsider custa R$ 67.690. Vem com os principais itens de série da versão Intense e ainda recebeu as barras de teto, molduras de proteção lateral, Skis frontais e traseiros, bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron e rodas de liga leve diamantadas 14” bíton. O novo Renault Kwid 2023 já está nas revendas de todo o Brasil, os pedidos podem ser feitos pelo site da Renault.
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