Veículo 4X4 passa a ser fabricado em nova arquitetura, ganhou trem de força mais potente e visual moderno
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Fortaleza (CE), a Troller reuniu a imprensa especializada brasileira, dia 16/07 e lançou o Novo T4. O fora de estrada foi projetado no Centro de Design e Engenharia de Camaçari, na Bahia, pois a empresa pertence ao grupo Ford.
A mudança visual privilegiou a robustez, a nova carroceria é maior que a anterior, cresceu no comprimento, o total agora é de 4.095 mm, a largura é de 1.977 mm, a altura passou a ser de 1.966 mm e a distância entre os eixos foi para 2.585 mm. Isso ampliou o espaço interno, reduziu o balanço externo da carroceria, o que melhorou os ângulos e entrada e saída em obstáculos.
O interior também é novo, feito com matérias laváveis, assoalho plano para que a água escorra com facilidade e ganhou equipamentos como o ar condicionado dual zone e sistema de som com Bluetooth.
A nova geração do off road passa a usar o motor Ford Duratorq 3.2 turbodiesel de 5 cilindros e 20 válvulas. Ele entrega 200 cv de potência e 470 Nm de torque disponíveis entre 1.750 e 2.500 rpm. A transmissão é manual de seis velocidades, com comando eletrônico de tração, diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD.
O modelo não utiliza air bag porque existe legislação especifica para veículos fora de estrada, e o equipamento não é obrigatório. O Troller da geração anterior era comercializado por R$96.844, a nova chega custando R$110.990, com três anos de garantia.
Com estas mudanças a expectativa é de que as vendas cheguem a 3.000 unidades ao ano.
O Troller tem clientes apaixonados pela marca, os quais, segundo a Ford, chegam a ter três deles na garagem. Mas também é utilizado para o trabalho, por empresas como companhias de força e luz que necessitam de veículos para ultrapassar terrenos acidentados.