A fabricante de origem francesa passa a comercializar no Brasil o SUV Renault Captur 2022. O modelo recebeu novo visual externo, o acabamento interno foi aprimorado e ainda passa a contar com o motor 1.3L Turbo Flex de 170 cv e câmbio CVT de 8 marchas.
A carroceria manteve as linhas arredondadas, as quais chamam a atenção desde o lançamento em 2017. O Renault Captur 2022 tem o capô com vincos acentuadas.
O para-choque é novo, recebeu a nova luz de circulação diurna DRL em LED na moldura dos faróis de neblina, aliás, eles também são em LED com a função auxiliar em curvas (função “cornering), ou seja, iluminam a curva quando a direção é esterçada. Ainda no quesito iluminação, os faróis do novo Renault Captur 2022 passam a ser em full LED na versão topo de linha. A grade superior ficou mais larga e recebeu detalhe cromado. Ainda, o ski dianteiro, também conhecido como overbump, é novo com entrada de ar.
Nas laterais, as mudanças foram tímidas, no novo Renault Captur 2022, permaneceram os vincos acentuados nos para-lamas, os vincos nas laterais são ascendentes e começam nos para-lamas, seguem na linha das maçanetas até terminar na traseira. A área envidraçada é grande, as molduras são pretas, mesma cor das capas dos retrovisores, com lâmpadas repetidoras.
A parte inferior das portas ostenta uma faixa preta e um detalhe cromado, eles acompanham a linha de cintura alta. As rodas são de liga leve 17 polegadas, com dois tipos de desenhos e acabamento e as medidas dos pneus 215/60 R17.
Também sem alterações no desenho da traseira, incluíram lanternas em LED com o formado de C, ou seja, segue a identidade visual da dianteira. A ponteira do escapamento é cromada. Na tampa do porta-malas a barra da moldura da placa de identificação padrão Mercosul, é na mesma cor da carroceria e acomoda o nome Captur. Ainda na parte inferior direita da tampa está a sigla TCe (do inglês Turbo ControlEfficiency), que identifica o motor turbo 1.3 flex.
O novo Renault Captur 2022 teve o interior renovado. A grafia do painel de instrumentos permaneceu a mesma, porém, os materiais são sensíveis ao toque. Na versão topo de linha há opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera. O painel mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor da moldura onde está o sistema multimídia e nas saídas de ar. O console foi redesenhado, ganhou novos porta-copos e o apoio de braço agora está integrado.
A nova central multimídia com tela de 8 polegadas espelha smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, a conexão é por cabo. Para os passageiros do banco de traseiro há duas saídas USB. A tela da central multimídia projeta as imagens do sistema Multiview, com quatro câmeras para auxilio nas manobras.
As mudanças visuais e de conteúdo não alteraram as dimensões do Renault Captur 2022, o comprimento é de 4,3 metros, a largura é de 1,8 m e 2,7 m de distância entre-eixos. A altura total é de 1,6 m com ângulo de entrada de 19°, o de saída é de 30° e 25° de transposição. O porta-malas tem capacidade de 437 litros, sem rebater os bancos, eles podem ser rebatidos 60/40 e o tanque de combustível recebe até 50 litros.
A principal novidade do Renault Captur 2022 é o novo motor turbo e o câmbio CVT XTRONIC. Segundo divulgado pela Renault, o novo motor turbo TCe 1.3flex do Captur foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a mais uma gigante do setor, a Daimler. Também traz soluções tecnológicas testadas na F1, a maior categoria do automobilismo mundial. Entre estas soluções estão a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos.
O motor do Renault TCe 1.3 turbo Flex do novo Captur entrega potencia de 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm (Leia também: Conheça as tecnologias do novo motor Renault 1.3 TCe Flex Turbo).
Para completar o trem de força, o câmbio do novo Renault Captur 2022 é o conhecido CVT XTRONIC, o qual já era utilizado no Captor anterior, porém, ele evoluiu. Desenvolvido para as condições dos grandes centros urbanos, recebeu um software de gerenciamento que simula a troca de 8 marchas no modo automático, o anterior simulava 6 marchas. Ainda é possível realizar as trocas manualmente de maneira sequencial na alavanca do câmbio.
Lançamento: Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, impressões ao dirigir
Ao entrar no novo Renault Captur 2022 percebe-se que o interior está mais requintado e aconchegante. Como não houve mudanças no cluster de instrumentos, ele continua com boa visualização, o velocímetro é digital, mas o conta-giros e o marcador de combustível são analógicos. Há um pequeno mostrador digital com algumas informações do computador de bordo que são acionadas pelo volante multifuncional. As informações completas estão no multimídia, o qual é fácil de utilizar, melhorou muito em relação ao sistema anterior.
Desde a versão de entrada ele tem a chave-cartão, um sensor em formato de cartão, o qual abre o veículo, foi incluído sistema que aciona o motor e ativa o ar-condicionado quando o motorista está fora do veículo e ainda tem o sistema Start&Stop que desliga o motor quando o Captur para e volta a ligar ao tirar o pé do freio.
O novo Captur também melhorou no desempenho. Comparado ao Captor com motor 1.6 aspirado, ele tem arranque rápido, não precisa de muita pressão no acelerador para tirar o SUV da posição estática. Ele desenvolve velocidade de maneira rápida e o câmbio está bem calibrado, sem aquele atraso entre uma troca e outra.
Também incluíram um novo sistema de direção com assistência elétrica, o qual cumpre as necessidades. As manobras de estacionamento são realizadas sem esforço, porém é firme e segura nas curvas.
O sistema de suspensão absorve bem os impactos provocados pelo asfalto ruim, ou ao passar em valetas e lombadas. Também tem bom desempenho na estrada, acelera de maneira constante, estabiliza facilmente e quando é necessário diminuir e na sequencia retomar, responde prontamente.
O consumo de combustível do novo Renault Captur TCe1.3 turbo Flex 2022, registrado no programa brasileiro de etiquetagem veicular do Inmetro, ao usar gasolina na estrada é de 12 km/L e na cidade de 11,1 km/L. Ao abastecer com etanol, o consumo é de 8,3 km/L na estrada e 7,5 km/l na cidade.
Todas as versões do novo Renault Captur 2022 com motor turbo tem os controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA). No total são quatro air bags (2 dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro e 2 laterais), e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
Assista o vídeo que mostra os detalhes do novo Renault Captur 2022 com motor Turbo Flex 1.3L TCe
Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, preços e versões
O Renault Captur 2022 motor turbo versão Zen custa R$ 124.490 ele traz:
Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
Câmera e sensores de estacionamento traseiros
Controle de estabilidade (ESP)
Controle de tração (ASR)
Assistente de partida em rampa (HSA)
Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
Sensor de pressão dos pneus
Chave-cartão
Sistema Start&Stop
Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton
O Renault Captur 2022 motor turbo versão Intense custa R$ 129.490, vem com:
Além dos equipamentos da versão Zen tem a mais:
Ar-condicionado automático
Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
Sensor crepuscular
Sensor de chuva
Duas saídas USB para o banco traseiro
Função “Follow me home” nos faróis
Opcional: pintura bíton e revestimento interno premium
Renault Captur 2022 motor turbo versão Iconic custa R$ 138.490, vem com os equipamentos da Intense e ainda foi acrescido:
Faróis full LED
Sensor de ponto cego
Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
Sistema de partida remota do motor
Revestimento interno Premium
Opcional: pintura bíton e sistema de áudioBOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.
O Renault Captur 2022 está mais bonito, aconchegante e com desempenho superior ao da versão anterior, por causa do novo motor turbo 1.3L TCe.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: TCe 1.3 flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.332 cm³
Potência: 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm
Torque: 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm
Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 8 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro-hidráulica
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Comprimento: 4.329 mm
Largura: 1.813 mm
Altura: 1.619 mm
Entre-eixos: 2.673 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 437 litros