Volkswagen lança versão com cabine dupla para a picape compacta Saveiro. O modelo traz vários itens tecnológicos e ainda opção com motor 1.6L 16 válvulas
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação- Estúdio Prána
Em São Paulo, a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada, dia 19/08, a Saveiro Cabine Dupla, a qual completa a linha que ainda tem as opções Simples e Estendida.
Cada carroceria foi desenvolvida para a respectiva versão. Da coluna B, ou seja, das portas para trás, a carroceria é toda nova. Para acomodar os passageiros do banco traseiro confortavelmente, a solução encontrada foi ampliar o teto, também foi desenvolvido um novo rack. O visual manteve as linhas adotadas em 2013, por tratar-se da identidade global da marca.
A opção Cabine Dupla tem comprimento de 4.493 mm, largura de 1.893 mm, altura de 1.539 (1.553 com o rack) e distancia entre os eixos de 2.753 mm. A caçamba oferece 580 litros de capacidade, para otimizar, o estepe foi colocado na parte debaixo.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira é interdependente com braços longitudinais e molas helicoidais.
Os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados, diâmetro de 256 mm na dianteira e sólidos 232 mm na traseira). Tem duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo, ABS (antitravamento), ABS off-road, EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).
Fabricada em São Bernardo do Campo, a Saveiro Cabine Dupla é oferecida na versão Trendline ao preço de R$47.490. Ela traz de série, direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico, travamento central e novo revestimento para os bancos (Tear Snug Cinza), banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria, rodas de aço aro 14” e pneus 175/70 R14.
A Highline custa R$52.720 e tem, ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço 15” (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas. Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System), ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, I-System com ECO Comfort (orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica). Ambas são equipadas com motor 1.6L MSI com potência de 101 cv (G)/ 104 cv (E) a 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm (G)/ 15,6 (E) kgfm a 2.500 rpm.
A topo de linha é a Saveiro Cross, a qual conta com os itens da Highline e ainda, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, rodas liga leve de 15 polegadas (pneus 205/60 R15 de uso misto), faróis com a função Coming & Leaving Home, visual exclusivo, capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.
Nesta opção o motor é o 1.6L MSI de quatro cilindros e 16 válvulas ele utiliza o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina. Entrega potência máxima é de 120 cv (E)/ 110 cv (E) a 5.750 rpm, o torque máximo é de 16,8 kgfm (E)/ 15,8 kgfm (G) a 4.000 rpm. E os freios têm discos ventilados na dianteira com 280 mm de diâmetro, o custo é de R$59.990.
No segmento de picapes compactas com cabine dupla, a concorrente da VW é a Fiat que comercializa a Strada. Por oferecer um veículo mais moderno e com itens tecnológicos, a empresa acredita que pode conseguir a preferência dos compradores.