Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
O Fiat Pulse, novo SUV compacto da Fiat foi totalmente desenvolvido no Brasil. Montado na nova plataforma MLA, no visual o Fiat Pulse tem o capô com vincos acentuados. A grade com três barras horizontais ostenta o logo FIAT bem grande no centro. Os faróis são com assinatura em LED na parte superior. Já o para-choque utiliza molduras nas extremidades com luzes de neblina também em LED. E abaixo uma outra grade com três barras finas.
Nas laterais vincos na região das maçanetas, eles iniciam no para-lama e seguem até as lanternas que avançam para a parte lateral. As caixas de rodas são com molduras, a área envidraçada têm as molduras na cor preta, a mesma do teto com as barras.
Já na traseira sai um aerofólio do teto, o vidro com as extremidades arredondadas. No centro da tampa o logo Fiat e as lanternas que invadem a tampa. O para-choque traseiro com uma moldura inferior a qual reforça o visual esportivo. Na opção de entrada as rodas são de liga leve 16 polegadas e na topo de linha 17 polegadas.
O comprimento do Fiat Pulse é de 4 m e a distância entre-eixos é de 2,5 m. Já a largura é de 1,9 m, enquanto que a capacidade do porta-malas, sem rebater o banco é de 370 litros. O tanque de combustível recebe até 47 litros.
No interior várias novidades, a começar pelo volante, o qual é semelhante ao utilizado no novo Compass. O Fiat Pulse tem volante multifuncional, esportivo com base achatada e detalhes cromados. O Logo Script está no centro e o revestimento é em couro com costura aparente.
A tela da central multimídia esta colocada na horizontal, são duas opções, a flutuante de 10,1 polegadas, também utilizada na nova Fiat Toro, porém na picape, a tela com estas dimensões é colocada na vertical e para os modelos de entrada duas versões, a tela flutuante é de 8,4 polegadas, ambas sensível ao toque com a conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O ar-condicionado é automático digital.
Os bancos, de acordo com a versão, são revestidos em tecido, ou couro. O SUV Pulse também conta com o painel de instrumentos digital de 7” colorido e personalizável, também semelhante ao utilizado na nova Fiat Toro.
Outros equipamentos que estrearam na Toro 2022 e Jeep Compass 2022, os quais são acionados por aplicativos como a partida remota estão no Fiat Pulse eles integram a plataforma de serviços conectados com WI-FI nativo Fiat Connect Me.
O Novo Fiat Pulse traz embaixo do capô o motor Turbo 200 Flex. Ele entrega 130 cv de potência abastecido com etanol e 125 cv ao usar gasolina. O torque máximo atinge 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. Entre as tecnologias adotadas no motor 200 Flex está o turbocompressor com wastegate eletrônica, injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.
Além do novo motor 1.0 T200, a Fiat estreia no Fiat Pulse o câmbio CVT, ou transmissão continuamente variável, com simulação de 7 marchas e 3 modos de funcionamento, Automático, Manual e Sport. Segundo divulgado pela fabricante, este conjunto motor e câmbio faz com que o Fiat pulse acelere de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Já a versão de entrada do Pulse utiliza o motor 1.3 Firefly, com 107 cv de potência ao usar etanol a 6.250 rpm e 13,7 kgf.m a 4.000 rpm com a opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático CVT.
Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista, o novo Pulse traz o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando o Pulse estiver trafegando por vias com baixa luminosidade. Com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas. Além disso tem o Aviso de Mudança de Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controle de Estabilidade e Tração (ESC), Indicação de Frenagem de Emergência (ESS), em todas as versões, são quatro airbags de série.
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
Alarme antifurto
Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
Fiat Sound System
Ar-condicionado automático e digital
ASR (Controle eletrônico de tração)
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Chave canivete com telecomando
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica
ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Faróis em LED
Função “Follow me Home”
Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
Hill Holder (Assistente partida em rampa)
Lanterna traseira em LED
LED DRL
Maçanetas na cor preta
Piloto automático (Cruise control)
Repetidores de seta laterais em LED
Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
Retrovisores externos na cor preta
Roda de liga leve de 16 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro
TC+ (Traction Control Plus)
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
USB traseira (Tipo A)
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
Volante com regularem de altura
iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Modo Sport com botão de acionamento no volante
Opcionais
Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
O preço do SUV Fiat Pulse Drive Turbo 200 Flex automático é R$ 98.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática o novo motor Turbo 200 Flex com 130 cv
Opcionais
Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
O preço do SUV Fiat Pulse Audace Turbo 200 Flex automático é R$ 107.990
Além dos itens da opção Drive Turbo 200 Flex Automática ele traz:
Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
Carregador wireless para smartphones por indução
Key Less Entry’n Go
Partida Remota via chave
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Volante com revestimento em couro
Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada
Opcionais
Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor
Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”
Bancos revestidos em couro
Cluster 7″ Full Digital
Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
Sistema de navegação GPS embarcado
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado
Sensor de estacionamento dianteiro
Tapetes de carpete
Teto bicolor
Volante com regularem de altura e profundidade
Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
Opcional
Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me
O SUV compacto Fiat Pulse está disponível para configuração no web site da Fiat.
Leia também: Motor turbo para os veículos da Fiat da Chrysler da Peugeot e Citroën