Desde o primeiro dia de fevereiro, a Toyota comercializa o sedã Toyota Corolla linha 2022. A principal mudança na linha 2022 do Toyota Corolla foi que em todas as versões foi retirada da cobertura traseira da central multimídia.
Nas versões XEi e Altis Hybrid recebeu maçanetas internas com o acabamento na cor prata. Já o Toyota Corolla 2022 versão ALTIS 2.0L Premium passa a contar com a tela TFT maior, passou de 4,2 polegadas para 7 polegadas, como disponível atualmente nas versões híbridas, e ainda incluíram os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A versão Altis Premium Hybrid ganhou sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
O Toyota Corolla é equipado desde a versão de entrada GLi com 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e com ajuste de altura, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.
Entretanto, as versões Altis (com motorização convencional e híbrida) recebem o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), sistema que conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Nesse pacote, estão incluídas as tecnologias:
O Sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e rodovias. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. O sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e detecta que o veículo está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem ofuscar os outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos conforme a situação.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control”, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a imagem da câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
O Toyota Corolla Hibrido Flex, tem o motor 1.8L de ciclo Atkinson, utilizado em outros mercados movido a gasolina. Ele foi modificado para receber etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. E também dois motores elétricos. A potência do motor a combustão é de 101 cv (E)/ 98 cv (G) a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque. Os motores elétricos têm 72 cv e 16,6 kgfm, o que confere uma potência combinada de 123 cv.
Enquanto que o Toyota Corolla com motor 2.0L Flex e câmbio CVT entrega potência de 154 cv (E)/143 cv (G) e torque de 20,7 kgfm (E)/ 19,4 kgfm (G).
O Toyota Corolla 2022 está disponível nas cores Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Branco Polare e nas novas opções Branco Lunar e Cinza Granito.
Por: Redação- AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação