Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A Toyota lança o Novo Yaris 2023, agora modelo de entrada da marca, depois da saída do mercado brasileiro do Etios, em março do ano passado, o qual ainda é fabricado no Brasil, mas só para a exportação. Entre as principais novidades, o Yaris, tanto na carroceria hatcback, como sedã, teve o design atualizado, no interior, novos revestimentos, ainda recebeu sistemas de auxilio ao motorista e também perdeu a versão que utilizava o motor 1.3L.
O desenho da frente do Yaris foi modificado e teve como inspiração o campeão de vendas da fabricante japonesa, o sedã médio Corolla. Sendo assim, as linhas estão mais fluidas e o para-choque dianteiro foi redesenhado. Para reforçar o apelo esportivo, todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED, segundo a Toyota, ela atendeu os pedidos dos consumidores. Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS, o que é mais uma novidade da linha 2023. Sem modificar as linhas das laterais, a Toyota optou por redesenhar as rodas, elas receberam o novo desenho dual tone nas versões de topo de linha do Yaris hatch e sedã. A versão de entrada vem com rodas de aço 15 polegadas. Nas duas opções os pneus são verdes 185/60 R15.
Por dentro, o Toyota Yaris 2023 recebeu um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor darksilver nos acabamentos. A central multimídia, de todas as versões do Yaris, ela foi incluída agora na opção de entrada XL, conta com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay, conectados por cabo. Para os passageiros do banco traseiro, há duas novas entradas USB, as quais carregam os celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Nas versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, nas versões topo de linha, o teto solar elétrico, com acionamento onetouch e função antiesmagamento é de série.
O Toyota Yaris 2023 nas versões XS e XLS, traz o computador de bordo com visor multifunção em tela de 4,2 polegadas em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.
Entre as novidades tecnológicas, o novo Yaris 2023 passa a contar com os modos de condução Sport e Eco em todas as versões. No modo esportivo, o motorista muda a calibragem do câmbio, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. E, para mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente. A fabricante divulga que, segundo o Inmetro, o consumo de combustível do Toyota Yaris com etanol, na carroceria hatch é de 8,8 km/L na cidade e 10 km/L na estrada, enquanto o sedã, também com etanol, faz 9,0 km/L na cidade e 10,6 km/L na rodovia.
O novo Yaris 2023 passa a ser oferecido somente com o motor 1.5L flex Dual VVT-i e câmbio CVT de 7 marchas, e as versões XS e XLS ainda possuem troca de marchas no volante. É importante ressaltar que o câmbio manual foi retirado a partir da linha 2021. Para atender as regras de emissões estipuladas a partir deste ano, foram feitas algumas alterações na calibração do motor e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência. Motor 1.5L do Yaris entrega 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, abastecido com gasolina, sem alterações no consumo.
Em dimensões o Yaris hatch tem 4,1 m de comprimento, distância entre-eixos de 2,5 m. A altura é de 1.4 m e o vão livre do solo é de 150 mm. No porta-malas a capacidade do Yaris hatch é de 310 litros. Já nas dimensões, o Yaris sedã tem o comprimento de 4,4 m e a capacidade do porta-malas de 473 litros.
Em termos de segurança, o Yaris nas versões XS e XLS, receberam o Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto e Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).
Yaris Hatchback XL R$ 92.190,00
Yaris Hatchback XS R$ 101.490,00
Yaris Hatchback XLS R$ 112.690,00
Yaris Sedã XL R$ 96.390,00
Yaris Sedã XS R$ 104.990,00
Yaris Sedã XLS R$ 116.990,00
A expectativa da Toyota é a de manter os bons volumes de vendas alcançados pelo Yaris, mesdmoi sem a versão com motor 1.3L, a qual tinha custo menor. A fabricante não divulga data, mas está nos planos incluir no mix de produtos o Toyota Yaris Híbrido Flex.