Lançamentos: Fiat Strada Adventure Cabine Dupla

Lançamentos: Novo motor para o Audi A6
06/07/2009
Lançamentos:Pajero Dakar, a novidade da Mitsubishi
25/07/2009

A cabine cresceu

Abertura

Sucesso em vendas no Brasil, a picape compacta Fiat Strada Adventure agora tem cabine dupla e transporta quatro pessoas

Texto: Edison Ragassi

Fotos: ER/Divulgação

Já esta no mercado, a Fiat Strada Adventure Cabine Dupla (CD). O modelo foi mostrado para a imprensa especializada de todo o Brasil, na usina hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu. Ele veio para completar a gama de picapes compactas desenvolvidas pela fabricante de Betim (MG). A história de sucesso da Fiat com estes veículos começou em 1977, quando a marca lançou a picape 147, a primeira derivada de um automóvel, na época o principal produto da fabricante italiana o Fiat 147.

Como o consumidor aprovou, o modelo evoluiu. Em 1995, chegou a Trekking, primeiro veículo com características de off-road light do mercado brasileiro. A Fiat Strada foi lançada em 1998, como integrante da família Palio (que inclui o hatchback, a station wagon e o sedã). No ano seguinte foi a vez da versão Cabine Estendida. Já em 2001 ela foi renovada e recebeu a versão Adventure. Uma grande inovação tecnológica foi acoplada em 2008 com a entrada do sistema Locker de bloqueio de diferencial, incorporado para superar condições de rodagem adversas.

Locker

Assim, todas estas mudanças e inovações fizeram com que a picape compacta da Fiat alcançasse o primeiro lugar em vendas, onde se mentem por nove anos. Agora na versão CD, é possível transportar quatro pessoas, pois a cabine foi reprojetada para este fim, inclusive as regiões onde são afixados os cintos de segurança foram reforçadas.

BancosAo conceber a versão cabine dupla, a Fiat ouviu o consumidor, que aguardava esta solução, pois recorriam às oficinas independentes, as quais acrescentavam a versão com cabine estendida, pequenos bancos e cintos de segurança na parte traseira.

Interior_2Equipada com propulsor 1.8 Flex, oferece 112 cv de potência e torque de 17,8 kgfm abastecido com gasolina, ao usar álcool a potencia é de 114cv com 18,5 kgfm de torque. Comparada com as outras versões, a principal modificação mecânica ocorreu no conjunto de suspensão. As molas traseiras ganharam mais flexibilidade, 0,36 mm/daN, enquanto que na Cabine Estendida é de 0,32 mm/daN. Os amortecedores dianteiros (Power-shock, tecnologia da Magneti Marelli Cofap, que possuem molas internas anti-roll) e traseiros também foram recalibrados.

LateralTodas as versões da picape compacta usam eixo traseiro Ômega e molas parabólicas longitudinais. Assim, filtros, cabos e velas, pastilhas, discos e lonas dos freios, óleo do motor, entre outros itens, são iguais em todas as opções de modelos equipados com propulsor 1.8 Flex.

CaçambaPor acomodar mais duas pessoas, a caçamba diminuiu tem capacidade de 580 litros, na cabine normal a capacidade é de 1.100 litros, e a versão estendida recebe até 800 litros.

Com preço sugerido para venda de R$ R$ 46.440, a Strada CD, já vem equipada com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo, volante com regulagem de altura, My Car Fiat, função Follow Me Home (acendimento temporizado dos faróis baixos com o veículo desligado). Também sai de fábrica com: pneus de uso misto 205/70 R15 rodas em liga leve 15”, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, quadro de instrumentos exclusivo Adventure, espelhos retrovisores externos com luz de direção integrada, brake light, faróis de profundidade e de neblina, portas-garrafa nas laterais traseiras, janela traseira corrediça com grade protetora e porta-escadas, protetor de motor e câmbio, caçamba com protetor, tampa removível e chave.

Painel

O sistema Adventure Locker é opcional, assim como, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e rádio Connect (rádio CD player com RDS, leitor de MP3 e WMA, viva-voz Bluetooth e entradas USB e iPod), ABS, air bag duplo, retrovisores externos elétricos, teto solar, bancos revestidos parcialmente em couro e volante revestido em couro. A linha de picapes compactas da Fiat é composta por: Fire 1.4 Simples/ Estendida, Trekking 1.4 Simples/ Estendida, Trekking 1.8 Simples/ Estendida e Adventure Estendida/ Dupla.

TraseiraCom este produto, a expectativa da Fiat e de trazer para a marca novos consumidores, e até conquistar compradores de picapes médias como Ranger e S10. Também sabe que alguns clientes das versões cabine simples e estendida devem migrar para a dupla.

Ficha técnica

FIAT STRADA ADVENTURE CABINE DUPLA 1.8 FLEX

Motor

Posição

Transversal, dianteiro

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada total

1.796 cm³

Taxa de compressão

10,5:1

Potência máxima (ABNT) / regime

112 cv / 5.500 rpm (gasolina) – 114 cv/ 5.500 rpm (álcool)

Torque máximo (ABNT) / regime

17,8 kgm / 2.800 rpm (gasolina) – 18,5 kgm / 2.800 rpm (álcool)

Nº de válvulas por cilindro

2

Eixo de comando de válvulas

Um no cabeçote

Ignição

Tipo

Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Alimentação

Combustível

Gasolina/Álcool

Injeção Eletrônica

Delphi, multiponto, seqüencial

Câmbio

Número de marchas

5 à frente e uma à ré

Tração

Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de Bloqueio do Diferencial

Bloqueio eletromecânico – Locker (Opcional)

Embreagem

Tipo

Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico

Sistema de freios

De serviço

Hidráulico com comando a pedal. (ABS opcional)

Dianteiro

A disco ventilado (Ø de 284 mm), com pinça flutuante

Traseiro

A tambor (Ø de 228 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Suspensão dianteira

Tipo

MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora

Amortecedores

Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito (Powershock)

Elemento elástico

Molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo

Com eixo rígido tipo Ômega

Amortecedores

Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET

Elemento elástico

Mono-lâmina longitudinal parabólica

Direção

Tipo

Hidráulica, com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva

11,3 m

Rodas

Aro

5,5 x 15", em liga leve (estepe em aço estampado)

Pneus

205/70 R15

Peso do veículo

Em ordem de marcha (Std A)

1.195 Kg

Carga útil (com condutor)

650 Kg

Peso máximo rebocável (reboque sem freio)

400 Kg

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *