Volkswagen lança as versões Rallye e Track, além do visual diferente eles utilizam suspensão elevada, os modelos aventureiros completam a linha 2014 do Gol
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Campinas (SP), a VW mostrou para a imprensa especializada dia 16 de maio, as versões aventureiras do Novo Gol. O Track é o modelo de entrada e chega com preço sugerido para venda de R$33.060. Tem o design exterior diferente da versão tradicional, foi projetado para mostrar robustez e apelo off road. O interior utiliza acabamento esportivo e detalhes exclusivos. Sai de fábrica com freios ABS, air bags, Aerowischer, rodas em aço com pneus 175/70 R14 de uso misto, moldura nas caixas de roda, faróis e lanternas de neblina, faróis duplos com máscara negra, lanternas escurecidas. O motor é o 1.0L TEC Total Flex com a nova arquitetura eletrônica, sua potência máxima é de72 cv (G)/ 76 (E) a 5.250 rpm e o torque de 9,7 kgfm (G)/ 10,6 kgfm (E).
Para avaliar o Gol Track, a VW promoveu um rali de regularidade na região de Campinas (SP). A largada aconteceu no Hotel Royal Palm e neste primeiro trecho atuei como navegador. A experiência foi boa, pois fazia tempo que não sentava no banco do carona, assim pude perceber que o espaço é bom, acomoda bem quem tem estatura de 1,80m, mas como ocorre em todos os hatchs compactos, quem tiver a mesma estatura e sentar no banco traseiro irá sentir algum desconforto.
No segundo trecho, o de retorno foi minha vez de ‘pilotar’, e aqui cabe uma lembrança. Quando lançou o Gol Rallye em 2010 a Volkswagen promoveu este tipo de competição e na ocasião eu venci, assim a responsabilidade era grande, pois tinha um titulo a defender! Bem a situação ficou muito complicada na segunda largada, já que saímos por uma porteira errada, o que nos fez perder seis minutos.
As chances de vencer foram esgotadas ali, mas como um bom competidor não desiste facilmente restou acelerar forte nas trilhas do roteiro. Isso foi bom, pois deu pra sentir bem o carro.
Por ser equipado com propulsor 1.0L até que tem um bom arranque, mas para desenvolver velocidade é preciso esticar as marchas, o que aumenta o consumo de combustível.
A dirigibilidade do Gol Track na terra é boa, o ajuste feito na suspensão por causa da elevação agrada para esta condição de uso. A VW espera ter a maioria dos clientes deste modelo nas cidades interioranas.
Uma diferença percebida em relação ao Gol de linha acontece quando é necessário frear forte, o que precisei fazer várias vezes na tentativa de recuperar o tempo perdido, ele tem a tendência de jogar um pouco a traseira, mas nada muito forte que não pode ser corrigido.
Passado o trecho de terra, foi a vez de enfrentar o asfalto. Ele permanece com as condições de dirigir do Gol convencional, porém mais macil ao ultrapassar uma lombada, dependendo do tamanho, dá até para passar sem diminuir a velocidade.
No restante ele continua como o Gol, tem um volante com boa empunhadura, boa sincronia na alavanca de marchas, o que proporciona trocas precisas.
A versão Track traz a nova arquitetura eletrônica da VW, graças a ela é possível escolher a opção de velocímetro digital, ele aparece no centro do painel, o que é mais preciso para o condutor. E os bancos são confortáveis, o desenho combinou com as alterações feitas para deixar o compacto com cara esportiva.
Bem e para encerrar, não consegui mesmo recuperar o tempo perdido, mas no final da prova recebi o ‘Prêmio brilhante’, por ter levado até a linha de chegada o carro mais limpo do rali. Não foi o bicampeonato, mas não fiquei sem um prêmio!
Já o Gol Rallye esta na quarta edição, ele é oferecido desde 2004, a versão atual ganhou a nova identidade visual da marca. E chama a atenção na TV, pois a VW escolheu Neymar para a campanha. O modelo já é chamado de: “o Gol do comercial do Neymar”. Ele tem pedaleira esportiva, detalhes internos exclusivos como teto escurecido e rodas de liga leve 16 polegadas com novo design exclusivo.
Utiliza motor 1.6L Total Flex de 101cv (G)/ 104 cv (E) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (G) / 15,6 kgfm (E) a 2.500 rpm. Com câmbio manual de cinco velocidades o preço é de R$45.850 e a opção I-Motion custa R$48.580. Entre os itens de série traz: Aerowischer, novas rodas de liga-leve na cor Preto Ninja, pneus 195/50 R16, faróis de neblina e longo alcance, repetidores de luzes de direção nos retrovisores, defletor na tampa do porta-malas, moldura nas caixas de roda, sensor de estacionamento traseiro, ABS e air bags, vidros e travas elétricas.
A suspensão foi elevada 23 mm no Gol Track e 28 mm no Rallye, por isso, foi feita uma nova calibração nos amortecedores e molas eles também ganharam barra estabilizadora de 20 mm.
A expectativa da VW é de que estes dois modelos serão procurados por consumidores das cidades do interior do país.