Latin NCAP: Stellantis decepciona com zero estrelas

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Citroen Zero estrelas no NCap

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O Latin NCAP divulgou os resultados da quarta rodada de testes de 2024, e o saldo não foi nada animador. O Citroën C3 Aircross e Novo Aircross, ambos fabricados no Brasil, receberam zero estrelas, enquanto o Toyota Corolla, que antes tinha cinco estrelas, caiu para quatro após uma auditoria.

Citroën C3 Aircross: zero estrela e muita preocupação

O C3 Aircross / Novo Aircross, equipado com apenas dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), apresentou resultados bastante preocupantes:

  • Proteção para Adultos: 33,01%
  • Proteção Infantil: 11,37%
  • Proteção para Pedestres: 49,57%
  • Assistência à Segurança: 34,88%

Nos testes de impacto frontal e lateral, o modelo mostrou falhas graves. O impacto lateral, por exemplo, revelou uma intrusão significativa na cabine, aumentando o risco de ferimentos. Para piorar, não há proteção lateral para a cabeça nem como opcional, o que levou o modelo a zerar no teste de impacto lateral de poste.

Outro ponto crítico foi a falta de compatibilidade com sistemas de retenção infantil (SRI). Muitos dos dispositivos testados falharam, e não é possível desativar o airbag do banco dianteiro para usar cadeirinhas voltadas para trás.

Mesmo se equipado com airbags laterais de corpo, o Aircross ainda manteria o desempenho geral de zero estrela, já que não há proteção adequada para a cabeça.

Toyota Corolla: de cinco para quatro estrelas

O Toyota Corolla, que era referência em segurança na região, foi reavaliado por auditoria. O modelo testado, fabricado no México, apresentou problemas que derrubaram sua classificação:

  • Proteção para Adultos: 72,84%
  • Proteção Infantil: 71,57%
  • Proteção para Pedestres: 59,72%
  • Assistência à Segurança: 81,57%

A auditoria revelou uma cobertura menor nos airbags laterais de cortina, o que resultou em penalizações. Além disso, a sinalização dos airbags no banco do passageiro não atendeu aos padrões do Latin NCAP, prejudicando a pontuação de proteção infantil.

Apesar de ainda garantir quatro estrelas, o resultado é um alerta para a Toyota, que historicamente liderava em segurança na região.

O que dizem os especialistas?

Para Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, o desempenho do Stellantis é decepcionante. Ele critica a decisão da marca de oferecer carros com baixos padrões de segurança enquanto concorrentes entregam veículos mais seguros.

Sobre a Toyota, ele reforça que a marca precisa retomar o foco em garantir carros com cinco estrelas, especialmente em um modelo tão emblemático quanto o Corolla.

Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCAP, destaca que os governos da América Latina precisam adotar medidas mais rígidas e incluir a classificação do programa nas regulamentações, promovendo transparência e proteção ao consumidor.


Por que isso é importante?

Esses resultados reforçam a necessidade de os consumidores estarem atentos às avaliações de segurança antes de escolher um carro. É essencial que as montadoras priorizem a segurança dos seus veículos, e que governos e órgãos reguladores façam sua parte para garantir padrões mais elevados na América Latina.

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