O Latin NCAP divulgou os resultados da quarta rodada de testes de 2024, e o saldo não foi nada animador. O Citroën C3 Aircross e Novo Aircross, ambos fabricados no Brasil, receberam zero estrelas, enquanto o Toyota Corolla, que antes tinha cinco estrelas, caiu para quatro após uma auditoria.
O C3 Aircross / Novo Aircross, equipado com apenas dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), apresentou resultados bastante preocupantes:
Nos testes de impacto frontal e lateral, o modelo mostrou falhas graves. O impacto lateral, por exemplo, revelou uma intrusão significativa na cabine, aumentando o risco de ferimentos. Para piorar, não há proteção lateral para a cabeça nem como opcional, o que levou o modelo a zerar no teste de impacto lateral de poste.
Outro ponto crítico foi a falta de compatibilidade com sistemas de retenção infantil (SRI). Muitos dos dispositivos testados falharam, e não é possível desativar o airbag do banco dianteiro para usar cadeirinhas voltadas para trás.
Mesmo se equipado com airbags laterais de corpo, o Aircross ainda manteria o desempenho geral de zero estrela, já que não há proteção adequada para a cabeça.
O Toyota Corolla, que era referência em segurança na região, foi reavaliado por auditoria. O modelo testado, fabricado no México, apresentou problemas que derrubaram sua classificação:
A auditoria revelou uma cobertura menor nos airbags laterais de cortina, o que resultou em penalizações. Além disso, a sinalização dos airbags no banco do passageiro não atendeu aos padrões do Latin NCAP, prejudicando a pontuação de proteção infantil.
Apesar de ainda garantir quatro estrelas, o resultado é um alerta para a Toyota, que historicamente liderava em segurança na região.
Para Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, o desempenho do Stellantis é decepcionante. Ele critica a decisão da marca de oferecer carros com baixos padrões de segurança enquanto concorrentes entregam veículos mais seguros.
Sobre a Toyota, ele reforça que a marca precisa retomar o foco em garantir carros com cinco estrelas, especialmente em um modelo tão emblemático quanto o Corolla.
Já Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCAP, destaca que os governos da América Latina precisam adotar medidas mais rígidas e incluir a classificação do programa nas regulamentações, promovendo transparência e proteção ao consumidor.
Esses resultados reforçam a necessidade de os consumidores estarem atentos às avaliações de segurança antes de escolher um carro. É essencial que as montadoras priorizem a segurança dos seus veículos, e que governos e órgãos reguladores façam sua parte para garantir padrões mais elevados na América Latina.