Uma pesquisa da OLX sobre Sustentabilidade indicou que 64% dos brasileiros comprariam um carro 100% elétrico, enquanto 28% disseram que comprariam um híbrido.
A rejeição aos totalmente elétricos foi de apenas 8%. Os entrevistados ainda consideraram o veículo elétrico como o segundo meio de transporte mais sustentável (24%) atrás da bicicleta (40%).
Entre aqueles que já possuem um veículo, 70% mostraram interesse pela troca por um elétrico, enquanto 26% disseram que investiriam em um híbrido. Somente 10% declararam possuir um elétrico na garagem.
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A geração Z lidera entre os proprietários com 18%, seguidos pelos Baby Bommers com 7%. Em relação aos motivos que impedem a compra de modelos elétricos ou híbridos, estão os altos preços (26%), dúvidas em relação ao custo-benefício (6%), marca e modelo (4%), consumo de energia (2%) e poucos pontos de recarga (2%).
O levantamento ouviu cerca de 600 pessoas de todas as regiões do país, classes sociais e faixas etárias em janeiro deste ano e foi realizado por meio da plataforma de human analytics da MindMiners.
O mercado de veículos leves eletrificados seguirá em forte crescimento no Brasil, e as vendas poderão passar de 150 mil unidades em 2024, prevê a ABVE.
O presidente da entidade, Ricardo Bastos, projeta um aumento de 60% nos emplacamentos deste ano sobre os já excelentes números de 2023 – que chegaram a 93.927 unidades, batendo todos os recordes da série histórica da ABVE e superando as previsões mais otimistas.
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“O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano” – disse Bastos nesta sexta-feira (5/1). “Continuaremos a crescer em 2024”.
Em sua avaliação, o mercado de eletrificados seguirá num ritmo intenso mesmo com o aumento do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos anunciado pelo governo federal a partir de janeiro.