O sistema de direção hidráulica foi desenvolvido para auxiliar o motorista nas manobras em geral. Ele também integra os sistemas de segurança ativa do automóvel. Sendo assim, não pode apresentar falhas mecânicas.
Componentes do sistema de direção hidráulica
A manutenção preventiva do sistema de direção hidráulica deve ser feita porque é um sistema integrado por vários componentes. Ou seja, entre eles estão o mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão, correia, tensores e fluido.
Este fluido pode ser mineral ou sintético, para saber o tipo correto é necessário consultar o manual do veículo.
Mas atenção! Nunca misture fluido mineral e sintético, ou vice-versa. Utilize sempre o recomendado pela fabricante do veículo.
A principal função do sistema de direção com auxilio hidráulico é proporcionar conforto durante as manobras.
Por isso, ele deixa a direção mais leve, a ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.
A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, isso porque ela utiliza o fluido do reservatório e envia a pressão necessária para o mecanismo da direção.
Caso ocorra alguma falha no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum, ou seja, sem assistência, por isso o esterçamento do volante fica pesado.
O motorista deve ficar atento, ao identificar falha no sistema, ele deve procurar um profissional especializado para fazer o diagnóstico e o devido reparo.
As falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas na maioria das vezes quando o veículo apresenta ruído no funcionamento, isso significa que a direção fica pesada, o mesmo ocorre se há vazamento do fluído, o que provoca manchas no chão da garagem.
Porém, algumas falhas de outros sistemas podem ser confundidas com problemas no sistema de direção. Acompanhe na tabela abaixo as dicas da ZF para identificar os sintomas, possíveis causas e soluções:
Sintomas | Componente | Possíveis causas | Solução |
Barulho / Ruído | Componentes da suspensão | Soltos Muito rígidos |
Aperte os parafusos Verifique as borrachas |
Barulho / Ruído
|
Correia | Frouxa ou mal posicionada nas polias.
Ressecada ou com cortes. Contaminadas com óleo ou graxa |
Estique a correia aplicando a tensão necessária. Verificar tensores Trocar a correia |
Vazamento | Mangueiras e linha hidráulica | Rompidas, trincadas e obstruídas
Componentes não originais |
Limpar ou trocar.
Posicionar as mangueiras corretamente |
Ruído / direção pesada |
Bomba hidráulica | Entupimento ou falha do componente. | Substituir o componente |
Direção pesada / Puxando para um dos lados | Pneus / Rodas e ou Suspensões modificadas | Pressão incorreta
Desgastados ou danificados, |
Calibragem.
Substituir. |
Ruído | Reservatório do fluído | Fluído abaixo do nível | Verificar possível vazamento e completar o fluído. |
Direção puxando para um dos lados | Rodas | Desalinhadas | Alinhar |
Direção pesada / Vazamento | Rodas e ou Suspensões modificadas | Modificação do projeto original | Manter o projeto original |
Na maioria das vezes as falhas podem ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema hidráulico de direção.
Por isso, cheque semanalmente o nível do fluido. Ao notar que o fluido baixou, verifique se há vazamento, ou seja, se o fluido deixa marcas no solo.
A manutenção preventiva do sistema de direção hidráulica é necessária e recomendada pela ZF para o bom funcionamento do sistema. Isso também garante a segurança do motorista e ocupantes.
Outra dica para preservar o sistema de direção hidráulica é não girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas no meio fio, a guia.
Sendo assim, fique atento, pois, girar o volante com o carro parado causa sobrecarga no sistema de direção hidráulica, isso irá danificar os retentores e provocar vazamento de óleo hidráulico. O ideal é sempre girar o volante com o veículo em movimento.
Para finalizar, a ZF, uma das maiores fabricantes de sistemas de direção com a marca TRW, indica que a revisão preventiva de todo o sistema de direção hidráulica deve ser feita a cada 50.000 km.
Colaboração técnica: ZF