Primeiro veículo da história ganha reforma para voltar às ruas
29/08/2025
Carros clássicos que antes só apareciam nas telas de cinema agora movimentam um setor bilionário: segundo a Federação Internacional de Veículos Antigos, o mercado nacional chega a R$ 32 bilhões por ano. Por isso, o mercado de carros antigos e especiais nunca esteve tão em alta no Brasil.
E a paixão por esses automóveis não é exclusiva de quem viveu sua época de lançamento — jovens de todas as idades também se encantam com esses modelos icônicos.
Os leilões de carros antigos se tornaram uma verdadeira tendência. Um exemplo é o Circuito de Leilões, referência nacional na venda de veículos especiais, com mais de 9 mil carros vendidos até hoje.
Para José Paulo Parra, um dos organizadores, o sucesso vem da profissionalização do segmento:
“O Circuito de Leilões é um dos pioneiros no país. Leilões de carros clássicos já existiam, mas há cerca de 10 anos decidimos dar uma nova cara à modalidade, inspirando-nos em exemplos internacionais. Nosso trabalho ajudou a estruturar e valorizar o mercado brasileiro. Independentemente da cidade, o sucesso se repete, tanto em público quanto em vendas.”
Com uma taxa média de 60% de arrematação, os eventos atraem colecionadores, entusiastas e amantes de carros de todas as idades. Entre os preferidos estão os youngtimers dos anos 1990, além de marcas como Porsche, Ferrari, VW Golf e BMW.
Memória afetiva e paixão por clássicos
“A memória afetiva é uma grande aliada. Ao ver um modelo dos anos 1960 ou 1970, as pessoas são imediatamente transportadas para momentos marcantes da vida — infância, família, filmes e séries que marcaram gerações”, afirma Parra.
Pioneirismo e tradição
Em nove anos de eventos pelo Brasil, o Circuito de Leilões já oficializou a venda de mais de 9.500 veículos. O leiloeiro oficial é Joel Augusto Picelli Filho, um dos mais renomados do país. Os próximos leilões acontecem em São Paulo, no dia 18 de outubro, e em Ribeirão Preto, no dia 29 de novembro.
Hoje, os leilões são a forma mais segura e valorizada de negociar veículos antigos ou especiais no Brasil. “Essa prática já é tradicional no exterior. Desde 2016, mostramos suas vantagens para o mercado nacional”, conclui o diretor do Circuito de Leilões.