Montadora chinesa GAC inicia operações no Brasil/ Foto: Divulgação
Montadora chinesa GAC inicia operações no Brasil/ Foto: Divulgação
Na última sexta-feira (23/05), a fabricante chinesa de automóveis GAC iniciou as operações no Brasil com o lançamento de cinco modelos e parceria com Inmetro.
Nesta primeira fase apresentou os primeiros veículos que comercializa no País, são quatro elétricos e u híbrido, os quais começam a ser vendidos neste sábado (24/05), em 83 pontos de venda em todas as regiões.
Também firmou acordo de parceria com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para reforçar o compromisso com os padrões de qualidade e segurança brasileiros.
A GAC está presente em mais de 70 países e produziu mais de 2,5 milhões de carros em 2023. Atualmente é a sexta maior fabricante de automóveis da China, e a empresa chega ao Brasil com um plano para a produção local de veículos elétricos, híbridos e a combustão. Diferente das compatriotas BYD e GWM que compraram fábricas desativadas, Ford em Camaçari (BA) e Mercedes-Benz (Iracemápolis-SP), a GAC prospecta parceria com empresas que já tenham a linha de montagem pronta. Uma das opções e a fábrica da HPE em Catalão (GO) que atualmente monta os veículos da Mitsubishi e Suzuki.
Os primeiros veículos que a GAC lança para o mercado brasileiro começam a ser vendidos neste sábado (24). São 4 elétricos e 1 híbrido, dos seguintes modelos
GAC inicia operações no Brasil SUV Ayon Y/ Foto: Divulgação
É um modelo elétrico médio com motor de 204 cv, bateria de 63,2 kWh e autonomia de 318 km, segundo o Inmetro. O preço sugerido do Aion Y Premium é R$ 174.990 e o Aion Y Elite R$ 184.990. Ele tem o maior ângulo de abertura de portas do mercado brasileiro.
SUV elétrico Aion V da GAC/ Foto: Divulgação
Elétrico médio com motor de 204 cv, bateria de 75,3 kWh e autonomia de 389 km, segundo o Inmetro, a partir de R$ 214.990. Aion V possui um compartimento integrado para alimentos e bebidas que resfria e congela até -15ºC e esquenta até 50ºC.
Montadora chinesa GAC inicia operações no Brasil SUV Hyptec com portas asas de gaivota/ Fotos: Divulgação
Modelo elétrico com opção de portas traseiras estilo asa-de-gaivota, disponível em versões de 245 cv, torque de 309 Nm, e com autonomia de 362 km segundo o Inmetro, a partir de R$ 299.990 na versão Elite e R$ 349.990 versão Ultra.
SUV GS 4, modelo hibrido da GAC/ Foto: Divulgação
Modelo médio híbrido HEV com motor elétrico (182 cv) e motor a combustão (140 cv, ciclo Atkinson), entrega 235 cv de potência combinada e consumo na cidade de 14,1 km/l e na estrada de 11,8 km/l (conforme ciclo do Inmetro), a partir de R$ 189.990 versão Premium e R$ 199.990 versão Elite.
Montadora chinesa GAC inicia operações no Brasil, entre os lançamento o sedã Aion ES
Um sedã elétrico com 4,81 metros de comprimento, motor de 136 cv e autonomia de 314 km, segundo o Inmetro, a partir de R$ 169.990 versão Plus.
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Todos os modelos são equipados com sistema ADAS de auxílio ao motorista. Entre as tecnologias desenvolvidas pela empresa estão:
Plataforma Aion EV: projetada para máxima eficiência energética e segurança;
Bateria Magazine 2.0: resistência a condições extremas e super segura, sem risco de combustão espontânea;
Ecossistema ADiGO: cockpit inteligente, direção assistida de nível L2 e comandos por voz baseados em IA;
Arquitetura X-Soul: processamento 50 vezes mais rápido que o padrão atual.
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A fabricante chinesa GAC inicia as vendas em 83 pontos de vendas, os quais estão distribuídos entre 33 concessionárias tradicionais e 50 pontos em shoppings centers, graças a parcerias com 27 dos maiores grupos econômicos do setor. Segundo os executivos, a expectativa é alcançar 120 pontos nomeados até o fim de 2025, com presença em todas as regiões do país.
Como parte de seu compromisso com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira, a montadora assinou, nesta sexta (23/05), durante o evento de lançamento da marca, um Acordo de Cooperação Técnica inédito com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com intercâmbio técnico e científico para a criação das primeiras normas e regulamentos brasileiros sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica.
Wei Haigang Presidente da GAC Internacional/ Foto: Divulgação
Wei Haigang, Presidente da GAC Internacional explica a estratégia da empresa. “Queremos construir uma relação de longo prazo com o Brasil, que é um hub estratégico de produção e comercialização para consolidar a nossa presença na América Latina. A GAC busca se tornar a primeira montadora chinesa com uma linha de produção integral no Brasil, abrangendo veículos a combustão, híbridos e elétricos, além de estabelecer um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no país. Nossos esforços estão concentrados em comercializar 8 mil carros até dezembro. Para 2026, a nossa meta é vender 29 mil automóveis”.
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