Na sexta-feira passada (23/10), faleceu em Porto Alegre (RS), o empresário e designer Itelmar Gobbi. Ele e Aldo Besson foram responsáveis pelo projeto, desenvolvimento, produção e vendas dos automóveis esportivos com carroceria de fibra de vidro Miura.
Os esportivos da Marca Miura, vendidos a partir de 1977, incorporaram tecnologias como a coluna de direção com ajuste elétrico, computador de bordo que falava com o motorista, abertura das portas por controle remoto, entre outras.
Tudo começou em um período que a importação de veículos sofria várias restrições e os impostos cobrados para as exceções eram altíssimos. Assim, Aldo Besson e Itelmar Gobbi, os proprietários da Aldo Auto Capas, uma oficina especializada em personalizar bancos e acessórios automotivos, fundaram a Besson Gobbi, fabricante dos modelos esportivos.
Sendo assim, Aldo foi o responsável pela administração e as finanças da empresa. Já Gobbi, assumiu o desenvolvimento, design e produção dos veículos.
A foto acima, clicada por Saulo Mazzoni, registra a última aparição de Itelmar Gobbi, em Araçariguama (SP). Ele participou do evento que comemorou os 40 anos da criação do Miura no BOX 54 Na ocasião, Gobbi assinou o Miura 1977 de chassi nº 12.
Uma das características dos modelos fabricados no Rio Grande do Sul e que chamavam a atenção era a frente em formato de ponta. Além disso, os faróis escamoteáveis eram sonho de consumo dos amantes de esportivos. Mas, eles não produziram motores e câmbio. Os componentes eram comprados da VW, como por exemplo, o conjunto do VW Brasília, ou seja, motor 1600 com dois carburadores, refrigerado a ar, e câmbio manual de quatro marchas.
No entanto, entre 1977 e 1992 estima-se que foram produzidos 11 modelos do Miura, e aproximadamente 3.500 unidades foram comercializadas, não só no Brasil, como em outros países.
Morre um dos criadores do esportivo Miura. Besson, porém, o outro fundador da empresa, faleceu em 2011.
Por: Edison Ragassi- AutoAgora.com.br / Fotos: Saulo Mazzoni