Morre vítima de explosão de GNV em posto de gasolina no Rio

prevenir acidentes vai além da direção defensiva
Polícia Rodoviária Federal divulga balanço das entradas em 2024
12/06/2025
Detran afasta despachantes por suspeita de fraudes em transferências
Detran afasta despachantes por suspeita de fraudes em transferências
16/06/2025
vítima de explosão de GNV em posto de gasolina

vítima de explosão de GNV em posto de gasolina

Morreu nesse domingo (8) a segunda vítima da explosão de GNV em um posto de gasolina na Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio de Janeiro.

A direção do Hospital Municipal Souza Aguiar informou que o frentista Paulo dos Santos, de 61 anos, não resistiu aos graves ferimentos. Outra vítima, Guaraci Ferreira Costa, de 64 anos, morreu no sábado (7). 

Morre vítima de explosão em posto de gasolina no centro do Rio

O acidente ocorreu na madrugada de sábado, durante o abastecimento do cilindro de um veículo com gás natural veicular (GNV). O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de estado do Rio de Janeiro (Sindirepa) publicou nota afirmando que o episódio, embora grave, não representa a realidade do GNV no Brasil.

“O gás natural veicular é uma fonte de energia segura, sustentável e responsável por sustentar milhões de famílias no Brasil. Quando instalado e utilizado dentro das normas técnicas e legais, o GNV oferece total confiabilidade”.

O Sindirepa pediu reforço na fiscalização dos locais que instalam kits GNV de maneira ilegal e anunciou uma reunião com autoridades e representantes do setor para tratar da questão.

O GNV (Gás Natural Veicular) é seguro desde que instalado corretamente e com manutenção adequada. 

Por que o GNV é seguro?

1. Cilindros resistentes: São feitos de aço de alta resistência, projetados para suportar pressões muito maiores do que as usadas no abastecimento (normalmente até 220 bar).
2. Testes rigorosos: O cilindro e os componentes do sistema passam por testes de impacto, pressão e temperatura.
3. Válvulas de segurança: Incluem válvulas que aliviam a pressão em caso de superaquecimento (como em um incêndio).
4. Instalação regulamentada: No Brasil, só oficinas credenciadas pelo Inmetro podem fazer a instalação. O veículo também precisa passar por inspeção veicular anual.

Quando o GNV se torna perigoso?

a) Instalação feita de forma irregular ou sem certificação.
b) Falta de manutenção (ex.: mangueiras ressecadas, vazamentos).
c) Cilindros vencidos ou não testados (eles devem ser requalificados a cada 5 anos).
d) Modificações ilegais no sistema.

Acidentes com GNV: mito ou verdade?

Casos de explosão são extremamente raros e quase sempre estão ligados a falhas humanas — como uso de cilindros clandestinos ou modificações ilegais no sistema.

Em comparação, tanques de gasolina ou etanol também podem pegar fogo em colisões, mas isso não os torna “inseguros” no uso normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *