Coordenado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), disponibiliza a tabela 2023 sobre consumo, autonomia, emissão de gases e eficiência energética, de todos os automóveis de passeio, picapes/caminhonetes e veículos utilitários comercializados no Brasil.
Segundo divulgado, no total, o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), mostra 747 modelos e versões, dos quais 68 são elétricos (VE) e 48 Plug-in (VEHP), ou seja, os híbridos com motor a combustão e elétrico que pode ser recarregado na tomada. A tabela 2023 do PBEV traz entre as novidades a indicação da autonomia no modo elétrico, uma informação adicional que passa a ser exibida em quilômetros de alcance, para os VE e VEHP, sendo assim, facilita o entendimento do consumidor.
Para completar, a tabela também mostra o consumo de alguns modelos que serão lançados, como por exemplo, a picape nova Chevrolet Montana. Segundo a tabela, a nova Montana LTZ 2023 com o motor 1.2L turbo faz 7,7 km/L na cidade e 9,3 km/L na estrada, abastecida com etanol e 11,1 km/L na cidade e 13,3 km/L na estrada quando utiliza gasolina no tanque.
Leia também: Quanto faz com 1 litro a nova Montana 2023
Leia também: GM inicia a pré-venda da Nova Chevrolet Montana 2023
Traz ainda o novo Hyundai Tucson, o Peugeot E-2008 elétrico, os novos modelos elétricos EQA, EQB e EQC da Mercedes-Benz, o sedã elétrico JAC e-J7, os SUVs elétricos Dongfeng Seres e BYD Yuan, e novos veículos comerciais elétricos das marcas BYD e do grupo Stellantis, e a volta da marca McLaren ao Programa, com seu super esportivo Artura Plug-in.
Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos (Divet), explica que ocorreu melhoras em relação ao ano de 2022. “Em comparação à tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km, e de aproximadamente 2% nos SUVs compactos, queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no Programa.
A tabela de 2023, do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), mostra que três modelos tem o melhor consumo energético, todos elétricos da categoria subcompacto, são eles: Renault E-KWID, Fiat 500E e o Caoa Cherry Icar EQ1.
No entanto, entre os veículos elétricos médios e grandes, os destaques ficaram para o Chevrolet Bolt, Peugeot E-2008 GT e os modelos da BYD D1/D2 180EV. E nas categorias dos SUVs, destacam-se os estreantes BYD Yuan Plus 310 EV e Donfeng Seres, ambos elétricos.
A tabela do PBEV divulgada pelo Inmetro em 2023 traz entre os mais econômicos o Renault Kwid Zen/Intense com motor 1.0L 12 válvulas, o subcompacto faz na cidade 10,8 km/L e 15,3 km/L na estrada ao ser abastecido com etanol. Na cidade ele roda 11 km com um litro de gasolina e 15,7 km/L no ciclo rodoviário.
Já o recém-lançado Peugeot 208 LIKE com o câmbio manual e motor 1.0L 6 válvulas, ou seja, o Firefly da Fiat roda 10,4 km com um litro de etanol na cidade e 14,7 km/L na estrada abastecido com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Ao usar gasolina o consumo é de 11,3 km/L na cidade e 16,3 km/L na rodovia.
Ainda entre os três carros mais econômicos do Brasil, está o Chevrolet Onix Plus, o Onix sedã, com motor 1.0L 12 válvulas, câmbio manual, versão LT. O sedã compacto Onix Plus foi certificado com o consumo de 9,5 km/L e 13,6 km/L com etanol na cidade e 12,4 km/L quando roda na cidade foi o que menos consome na estrada ao rodar 17,5 km/L com um litro de gasolina.
Confira no site do Inmetro a Tabela 2023 com todos os automóveis comercializados no Brasil e os resultados obtidos em termos de consumo.
Fotos: AutoAgora.com.br -Imagens