O que revisar no carro antes de viajar

Cresce 160% o número de multas por dirigir e falar no celular
Cresce 160% o número de multas por dirigir e falar no celular
13/07/2022
Significado das luzes do painel acesas em um carro-painel
Significado das luzes do painel acesas em um carro
02/08/2022

O que revisar no carro antes de viajar

Vai aproveitar a última semana das férias de inverno para viajar? Então antes de pegar a estrada, revise as condições do carro

O que revisar no carro antes de viajar, rovia

O que revisar no carro antes de viajar/ Foto: CCR Divulgação

Em qualquer período do ano, para viajar com segurança é necessário que o carro esteja em perfeitas condições de uso, pois, principalmente no que diz respeito aos itens de segurança, um desgaste em sistemas como o dos freios, amortecedores, molas, pode gerar um acidente. Sendo assim, o ideal é antes de viajar com um automóvel é necessário fazer uma revisão. A Marelli Cofap Aftermarket, uma das principais fabricantes de autopeças do Brasil, reforça a importância da manutenção preventiva antes de viajar e dá dicas avaliadas por seu corpo técnico, do que revisar antes de viajar.

O que revisar no carro antes de viajar, amortecedor e mola

Amortecedores e molas são itens de segurança

O que revisar no carro antes de viajar? Sistema de suspensão

O sistema de suspensão do carro merece atenção especial durante a manutenção preventiva. O amortecedor, que é o principal componente do conjunto, deve estar em pleno funcionamento para garantir a segurança dos motoristas e passageiros, já que é o responsável por manter os pneus em contato com o solo, garantindo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Os amortecedores devem ser verificados a cada revisão periódica, considerando que a perda de ação de um amortecedor de suspensão, causada pelos desgastes naturais de seus componentes internos, pode não ser percebida pelo motorista no decorrer do tempo. A vida útil dos amortecedores depende do modo como o veículo é conduzido e dos pavimentos por onde ele trafega. Por exemplo, passar por lombadas e obstáculos sem reduzir a velocidade, subir guias, trafegar em pistas esburacadas ou estradas de terra certamente reduzirá a durabilidade, não somente do amortecedor, mas também dos demais componentes do sistema de suspensão.

Além dos amortecedores, outros componentes do sistema de suspensão também devem ser verificados, como molas helicoidais, barras estabilizadoras, bandejas de suspensão e bieletas. Todos esses itens são fundamentais para que o veículo trafegue de maneira segura, com estabilidade direcional nas retas e durante curvas e frenagens. Geralmente, ruídos vindos da suspensão indicam deterioração nos componentes de borracha que, caso não sejam trocados, prejudicarão as peças às quais estão associados, além de interferir na vida útil de outros componentes e no conforto devido a impactos e vibrações que deixam de ser absorvidos adequadamente e são transferidos para o habitáculo do veículo.

O que revisar no carro antes de viajar, discos e pastilhas

O que revisar no carro antes de viajar, cuidado com o desgaste das pastilhas

O que revisar no carro antes de viajar? Pastilhas de freio

As pastilhas de freio também são itens importantíssimos para a segurança dos ocupantes de um automóvel e dos pedestres. Elas trabalham em conjunto com as pinças de freio com a função de reduzir a velocidade, proporcionando o controle na sua condução no tráfego, antes das curvas e, claro, quando há necessidade da parada total do veículo.

O motorista deve ficar atento ao desgaste das pastilhas de freios e substituí-las quando atingirem o limite de segurança, evitando que a massa de atrito se desgaste completamente. Se isso ocorrer, a base metálica sobre a qual é depositada a massa de atrito fica exposta, em contato com o disco de freio, o que diminui drasticamente o poder de frenagem, comprometendo a segurança de todos os passageiros. Ruídos e chiados ao acionar o freio são sinais de que o componente não está funcionando como deveria. Não esqueça de verificar também o nível do fluído de freio.

O que revisar no carro antes de viajar, bateria

A bateria alimenta todos os sistema eletrônicos do carro

 O que revisar no carro antes de viajar? Bateria

A bateria é responsável por fornecer energia para o motor de partida e também pela alimentação do sistema de ignição e injeção. Do mesmo modo, o sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando dependem da bateria. Com veículos cada vez mais tecnológicos, com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância desse item está ainda mais relevante para garantir o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos. Dificuldade em dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais evidentes de que a bateria deve ser verificada imediatamente.

O que revisar no carro antes de viajar, vareta do óleo

O óleo do motor deve ser verificado semanalmente/ Foto: Saulo Mazzoni

O que revisar no carro antes de viajar? Óleo e filtros

O óleo do motor é o responsável pela lubrificação do motor, ele evita o atrito entre as peças móveis e o desgaste. Quando o óleo está vencido ou abaixo do nível, compromete e lubrificação, o motor pode até travar. Por isso faça a troca de acordo com o recomendado pela fabricante do veículo e também substitua o filtro do óleo. Mas atenção, sempre troque óleo e filtro, pois no elemento filtrante fica depositado aproximadamente meio litro de óleo. Ao colocar o lubrificante novo ele mistura com o contaminado e irá comprometer a funcionalidade. Troque também os filtros de combustível e ar.

O que revisar no carro antes de viajar, farol do carro

O que revisar no carro antes de viajar, lâmpadas queimadas podem provocar acidentes/ Foto: Saulo Mazzoni

O que revisar no carro antes de viajar? Lâmpadas

As lâmpadas também são itens de extrema importância no momento da revisão. São itens que merecem verificação diária, pela facilidade com que o próprio motorista pode realizá-la. Caso alguma esteja queimada, o motorista enfrentará problemas de visibilidade, principalmente durante a noite, e pode provocar acidentes graves, ou ainda receber multas de trânsito. De acordo com o Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é infração média, com multa de R$130,16, também recebe quatro pontos na CNH a Carteira Nacional de Habilitação.

O que revisar no carro antes de viajar, palhetas

Palhetas desgastadas prejudicam a visão no tempo chuvoso

O que revisar no carro antes de viajar? Palhetas limpadoras de para-brisas

As palhetas limpadoras de para-brisas são responsáveis por garantir a segurança do motorista, principalmente nos dias de chuva. Quando o componente fica ressecado ou desgastado, atrapalha a visão e aumenta o risco de acidentes. Por isso, a manutenção preventiva é muito importante. Além disso, trafegar com palhetas em más condições de uso também configura infração de trânsito. Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com palhetas em condições ineficientes ou inoperantes é considerado infração grave. O veículo pode ser multado e até recolhido.

A Marelli Cofap recomenda que as palhetas sejam revisadas a cada seis meses, devendo ser substituídas quando surgirem riscos ou faixas no para-brisa, ou quando o vidro apresentar aspecto externo embaçado. Revisões programadas são mais eficazes e geram economia de tempo e dinheiro. Outro componente fundamental para garantir o bom funcionamento das palhetas são as eletrobombas lavadoras do para-brisas, também comercializadas com a marca Magneti Marelli, que são responsáveis por bombear a água do reservatório para o para-brisa por meio de tubulações, mediante o acionamento do condutor.

Além da revisão, vale lembrar que é necessário ter a documentação do veículo e a CNH em dia e as ferramentas obrigatórias como o macaco, chave de roda e chave de fenda para remover a calota e o triangulo de sinalização.

Depois disso, uma ótima viagem!

Por: Redação- AutoAgora.com.br

Leia também:

Cresce 160% o número de multas por dirigir e falar no celular

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *