Por: Edison Ragassi
Quem adquiriu um modelo Jeep com o Adventure Intelligence by Jeep Connect possui um período de 12 meses, ou seja, um ano para a degustação dos serviços conectados. Este tempo é contado a partir da ativação da garantia do veículo. Depois desse prazo, ele pode escolher entre 7 opções de pacotes, dos quais, quatro são planos individuais, dois são combos (não configuráveis) e um premium que oferece todos os serviços.
Planos Individuais
Eles oferecem o controle do veículo a distância no qual o usuário pode controlar o seu veículo, mesmo não estando nele. As operações remotas podem ser feitas por meio do celular, smartwatch e assistente virtual. Além disso, também possui alertas de condução, que são configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo estabelecer um perímetro ou horário para aviso.
Ainda está incluída a localização do veículo, em que o usuário pode verificar exatamente onde está seu carro pelo aplicativo no celular ou pelo smartwatch. Outra funcionalidade é a conexão com assistentes digitais. O cliente que possuir um dispositivo com a assistente Alexa (Echo Dot ou Echo Show) pode adquirir informações sobre o seu carro como nível de combustível e quilometragem, além de efetuar algumas operações remotas (travar e destravar portas, por exemplo).
Para os proprietários do Jeep Compass 4xe, há ainda a função de localização de estação de recarga e programação do carregamento, em que é possível escolher a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência. Inclusive, com um único toque no aplicativo, o usuário pode iniciar automaticamente a recarga, caso o veículo esteja plugado em uma estação de recarga.
Também oferece a função programação de climatização, configurações de nível de recarga (apenas na central multimídia) e Telas do Veículo, em que o cliente pode obter o melhor controle do seu veículo com informações como preferências de recarga, cronograma de recarga, fluxo de energia (mede o uso/saída atual de energia para o motor, bateria e clima em quilowatt) e histórico de direção.
Oferece o Socorro Inteligente, composto por quatro serviços. Este pacote oferece assistência e segurança em momentos de emergência, como em caso de acidentes ou problemas mecânicos. Isso porque oferece a chamada de emergência, função que em que o usuário poderá entrar em contato com o call center da plataforma por meio da central multimídia ou do app, caso esteja fora do veículo.
Já em casos de acidentes graves, em que alguns itens de segurança do veículo sejam acionados – como os airbags – o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, passando as últimas coordenadas do GPS e as informações básicas do veículo para o serviço de emergência responsável pela área do acidente. Além disso, também há assistência mecânica: em caso de problema no funcionamento do veículo, o cliente pode entrar em contato com o call center e solicitar assistência. Fora tudo isso, ainda apresenta o feature de assistente pessoal.
Na configuração Segurança o usuário dispõe da funcionalidade de assistente de recuperação a roubo e furto e de alerta preventivo de furto. Este último funciona como um aviso de que o veículo do cliente pode ter sido levado. Se, por exemplo, o alarme disparar, o usuário receberá uma notificação no app informando a possibilidade do furto. Caso ele não confirme que está com o carro, a central é acionada e o veículo começa a ser rastreado. O alarme é apenas um exemplo de sensores disponíveis no carro que atuam de maneira preventiva em relação a possíveis furtos.
Também inclui assistência de recuperação para roubo e furto, sendo que nestas ocasiões, o proprietário pode entrar em contato com a central e informar o ocorrido. A partir deste ponto, o operador inicia o rastreio do veículo. Na sequência, o cliente deve fazer o boletim de ocorrência. Assim, juntamente com uma empresa parceira, é feita uma análise prévia da situação no local em que o carro estará e a polícia será acionada.
O Mapa Inteligente é ideal para aqueles que gostam de uma navegação completa porque o pacote apresenta busca por pontos de interesse, mapa Inteligente (que fornece informações em tempo real sobre tráfego e radares, por exemplo, baseadas na localização do veículo), atualização remota de mapa e mapa de alcance dinâmico.
No Jeep Compass e Jeep Commander Overland ainda há outras duas funcionalidades. A Send & Go permite que o usuário pesquise algum ponto de interesse pelo celular enquanto ainda está em casa ou no escritório, por exemplo, e envie para a navegação no veículo. Ao ligar o carro, a rota será automaticamente traçada pelo mapa inteligente e a viagem pode começar em segurança, sem a necessidade do cliente ficar parado dentro do veículo pesquisando um endereço ou ponto de interesse. O outro serviço é o Last Mile Navigation, recurso que permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo.
No total são três combos oferecidos: 2, 3 e o Premium, que conta com a mesma configuração do período de degustação. O combo 2 traz os pacotes de Segurança e Socorro Inteligente combinados por R$ 80 por mês ou R$ 800 por ano. Com esses dois planos anteriormente citados e o Controle do Veículo a Distância, o combo 3 custa R$ 105 por mês ou R$ 1.050 por ano. Já o premium traz os quatro pacotes oferecidos por R$ 120 ao mês ou R$ 1.200 ao ano.
Vale ressaltar que o WiFi Hotspot não está vinculado a nenhum dos pacotes de conectividade já que está vinculado ao eSIM 4G da TIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo. A contratação permanece diretamente com a operadora conforme os planos de dados disponíveis de 5GB, 10GB e 40 GB.
Os preços do Adventure Intelligence by Jeep Connect com planos individuais custam R$ 50,00 por mês ou R$ 500,00 no plano anual (com desconto de R$ 100), enquanto que o preço inicial dos combos começa em R$ 80,00.
O pagamento para a Jeep pode ser realizado por cartão de crédito e os planos podem ser contratados diretamente no próprio portal de serviços conectados da plataforma. (https://myuconnect.jeep.com/br/pt/login) ou pela Central de Serviços Conectados (Call Center Concierge – 0800 007 7128).