Os pneus precisam estar em boas condições de uso para garantir o bom desempenho do veículo. Por isso, requerem atenção na hora da manutenção.
Os motoristas devem observar o estado e como o pneu está se desgastando. Há alguns sinais nos pneus que indicam que chegou o momento da troca, mas é preciso, além de substituí-los, também verificar se há algum problema.
Leia mais: Modificar catalisador é perigoso
A Nakata lista alguns indícios que podem apontar para a necessidade de manutenção no sistema de suspensão e direção.
Um exemplo é o desgaste escamado dos pneus. Quando isso ocorre, há um sinal de problema nos amortecedores ou molas. Tal efeito acontece porque a roda bate constantemente com mais força no solo.
Já o desgaste central pode ocorrer por calibração acima do recomendado, enquanto o desgaste das duas extremidades pode ser resultado da calibragem abaixo do especificado. Quando falta alinhamento, o desgaste surge em um único lado dos pneus.
Leia mais: Emplacamentos crescem 25% no bimestre
Outra sugestão de análise está no pivô, pino esférico ou articulação que possui funções fundamentais dentro do conjunto de suspensão, entre elas, fazer a conexão da carroceria ou do chassi do veículo com a manga de eixo, sendo responsável por permitir o movimento angular e rotacional das rodas.
“Um pivô desgastado pode provocar danos a outros componentes como os pneus porque é uma peça que controla e movimenta as rodas e se desgastado altera os ângulos da geometria da suspensão”, revela, Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes do sistema de suspensão.
Leite explica que quando o pivô apresenta desgaste excessivo pode sacar rompendo a ligação entre a suspensão e as rodas. Uma situação que coloca em risco a segurança do veículo.
Um dos principais elementos do pivô é a coifa, pois faz a vedação da peça. Caso tenha algum rasgo ou perfuração, permite entrada de água e abrasivos para dentro do pivô, acelerando o desgaste e comprometendo a vida útil do produto. Em alguns casos, há até o sacamento do pino do pivô, fato que pode provocar acidentes graves por perda de controle do veículo.
Caso seja substituído, a recomendação é revisar o estado de todos os componentes da suspensão. “Conforme a especificação de cada veículo, o pivô pode ser fixado por rebites, parafusos ou prensado na bandeja. Apesar de ser um componente com aparência bastante simples, há muita tecnologia nele envolvida, sendo relevante para o sistema de suspensão”, explica.
Considerando a importância no controle e movimentação das rodas, é essencial ter atenção às condições desse componente e trocá-lo, quando necessário.