Peugeot 408 ganha câmbio automático de 6 marchas

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27082013-953--pbx7687-altaA linha 2014 do sedã médio da Peugeot troca a transmissão de quatro marchas por uma mais moderna de 6 velocidades no modelo equipado com motor 2.0L Flex

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

No final de agosto, a Peugeot apresentou a linha 2014 do sedã médio 408. A versão Allure 2.0L Automática, estreia a transmissão automática sequencial de 6 velocidades (caixa AISIN), chamada AT6. Até então ela estava disponível na versão topo de linha com motor THP.

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Esta transmissão possui sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. O sistema não deixa a alavanca mover-se para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h.

27082013-397--pbx7849-alta Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, a qual privilegia o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, oferece o modo Sport que troca as marchas com giro mais alto do motor. Ela faz a leitura do relevo, aciona o freio motor em descidas, também equaliza o torque nas subidas e retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador.

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O motor 2.0L Flex usa quatro cilindros, 16 válvulas, com duplo comando e cilindrada de 1.997 cm³. O comando de válvulas de admissão é equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), entrega potência de 151 cv (E)/ 143 (G) a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm (E)/ 20 kgfm (G) a 4.000 rpm.

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No 408, o sistema de suspensão traseiro recebeu novos itens, foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e foi colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso. Os pneus agora são verdes, Pirelli P7, de baixa resistência ao rolamento.

O Peugeot 408 Allure com câmbio manual custa R$59.990 e o automático sai por R$63.990. E o Griffe com propulsor THP 1.6L 16V turbo e transmissão automática de 6 velocidades tem preço sugerido de R$73.990.

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