Que a VW já confirmou a lançamento de uma picape média no Brasil, isso todos já sabem. Trata-se de um modelo maior que a Saveiro e menor que a Amarok.
Programada para chegar em 2025, a novata teve primeira aparição, em 2018, no Salão de São Paulo com nome de Tarok. Agora, a utilitária é antecipada por estudantes indianos.
No Salão, em 2018, o conceito previa um motor turbodiesel com injeção direta (TDI) de 150 cv. Porém, tudo indica que as opções da Tarok serão iguais a dos carros de passeio.
Veja também: Astro da NBA ‘Tuna’ Tesla Cybertruck
Agora, sete anos após a apresentação da Tarok, a picape ressurge das mãos de estudantes indianos que trabalham dentro da Skoda, divisão europeia da VW.
A picape, fabricada por estudantes de mecatrônica, foi desenvolvida em um período de nove meses e passou por várias etapas. Entre elas a de análise de mercado, desenvolvimento, aquisição, agrupamento e de testes rigorosos.
Saiba mais: Veja três dicas sobre lubrificantes para o motor
Vários componentes foram produzidos por meio da tecnologia de impressão 3D. A maioria compõe a lista de acessórios: Snorkel, grade do radiador, suporte para faróis, teto, protetores, entre outros.
Vale dizer que a Volkswagen Tarok está chegando, a Volkswagen quer uma proposta semelhante a outras picapes como Fiat Toro e Chevrolet Montana, por isso, o projeto dos futuros engenheiros da Skoda rendeu olhares de todo grupo.
A picape de “verdade” deve usar a plataforma MQB, mesma que serve de base para os outros modelos da marca, assim como os mesmos motores.
O principal deve ser o 1,4 litro, sobrealimentado por turbina, de 150 cv e 250 Nm. O conjunto é o mesmo que equipa Taos e o T-Cross. Ambos o combinam com uma caixa automática de seis velocidades.