A pintura dos veículos modernos recebe quatro camadas de tinta em cabines de pintura robotizadas, a última é uma camada de verniz protetor.
A durabilidade deste verniz depende diretamente do tipo de uso do veículo. Carro que fica constantemente exposto ao sol, poluição e poeira excessiva tem maior probabilidade de ter a pintura queimada.
Já o tipo de pintura mais barata é a lisa ou sólida, elas são as mais comuns e utilizam apenas pigmentos de cores, laca ou esmalte nesta camada.
Na pintura metálica, a tinta recebe a chamada carga de efeito, ou seja, laca acrílica e pigmentos de alumínio que deixam a superfície brilhante.
E a pintura perolizada leva pó de pérola e pigmento de mica, um composto de origem mineral, que deixa a cor mais intensa.
Embora a formulação das tintas tenha evoluído consideravelmente nos últimos tempos, o que torna a superfície pintada mais resistente ao ataque de produtos químicos, você deve tomar alguns cuidados para mantê-la sempre bonita.
Após transitar em trechos de terra ou sob chuva, lave o carro com detergente neutro. Não utilize querosene nem solventes.
A carroceria deve ser lavada e enxaguada rapidamente em toda a superfície. Não deixe secar ao sol.
Encerar e polir regularmente, no mínimo a cada 90 dias, também é importante para conservar a pintura e a boa aparência.