Produção de automóveis cresce em maio de 2022

Vendas de automóveis novos cresce em maio de 2022
Vendas de automóveis novos cresce em maio de 2022
06/06/2022
Jeep oferece descontos de até 29 mil para PCD
Jeep oferece descontos de até 29 mil para PCD
10/06/2022

Produção de automóveis cresce em maio de 2022

Pela primeira vez no ano a produção de automóveis ultrapassa de 200 mil unidades

Produção de automóveis cresce em maio de 2022

Produção de automóveis cresce em maio de 2022/ Foto: Divulgação Toyota

Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação Toyota

Mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas, o volume total de automóveis produzido em maio de 2022, pela primeira vez no ano superou a marca de 200 mil unidades, este total não era somado desde dezembro de 2021.

Os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), na manhã desta terça-feira (07/06) mostram que foram 205,9 mil unidades produzidas. Isso representa crescimento de 10,7% sobre abril. Além disso, também pela primeira vez em 2022 houve crescimento sobre o mesmo mês do ano anterior, ou seja, de 6,8%. Ainda segundo a entidade, coincidentemente, foi em maio do ano passado que a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro.

Sobre as vendas, a ANFAVEA confirmou os resultados em licenciamentos divulgados ontem pela FENABRAVE– Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Com produção em alta e mais dias úteis, maio também registrou bons resultados nas vendas feitas no mercado interno, com crescimento pelo quarto mês consecutivo. Foram emplacados 187,1 mil autoveículos. Este total representa uma elevação de 27% sobre abril, quase empatando com o resultado de maio de 2021, neste caso ocorreu uma pequena queda de 0,9%. A média diária de 8,5 mil unidades foi a maior do ano, crescendo 10% em relação a abril.

Exportações brasileiras de veículos cresce em maio de 2022

No entanto, as exportações de autoveículos fabricados no Brasil, somou 46,1 mil unidades em maio de 2022 representaram alta de 2,8% sobre o mês anterior e de 24,6% sobre maio de 2021. No acumulado do ano, já foram exportados 19,4% a mais em unidades que em 2021, mas não é só isso, no total foram 27% a mais em valores arrecadados, graças ao bom desempenho dos produtos brasileiros em mercados como Colômbia e Chile, entre outros países da América Latina.

Para finalizar, Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA, mostra otimismo com os resultados. “Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção. Exportações já largaram o ano em alta, e se mantêm assim. Como a tendência histórica do nosso setor é de um segundo semestre mais robusto que o primeiro, estamos muito otimistas quanto à manutenção desse bom ritmo de recuperação”, afirmou.

Leia também: Refinanciamento de veículo

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *