A Renault passou a oferecer na França um serviço de transformação do Furgão Master III. O trabalho consiste em mudar um modelo a diesel para um elétrico. Vale dizer que os veículos a combustão estão cada vez mais restritos às cidades europeias e por isso a demanda.
O serviço está disponível só para o Renault Master III e na Fábrica de Flins (França). Ele tem apoio da TOLV, que há algum tempo já realiza conversões semelhantes em veículos utilitários de uso privado.
O primeiro kit de conversão surgiu em 2022 no Renault Trafic, mas na época não havia tanta demanda e nem as zonas de baixa emissões.
A conversão demora três semanas. Transmissão, motor antigo, sistema de escapamento e outros itens são retirados para dar lugar a um motor elétrico síncrono de 81 cv e uma bateria com capacidade de 52 kWh, composta por 12 módulos e 192 células. A autonomia passar a ser de 200 quilômetros, distância suficiente para distribuições urbanas.
Veja também: Avaliação: Renault Megane E-Tech elétrico
O valor é equivalente ao preço de um BYD Dolphin por aqui, algo em torno de 26.900 euros (R$ 160,4 mil conforme a cotação de 18/07/2024).
A Renault oferece garantia de dois anos ao serviço, independentemente da quilometragem para o kit de conversão e quatro anos ou 150 mil quilômetros para a bateria.
A Renault Refactory é a primeira fábrica europeia de economia circular dedicada exclusivamente à mobilidade. Trata-se de um complexo industrial com toda a experiência da Renault para cuidar da montagem e controle de qualidade destes kits de conversão.
Vale dizer que além de revitalizar o Master antigo, a Renault prepara a chegada do novo Master E-Tech elétrico, bem como uma versão a hidrogênio em 2025. O novo eletrificado promete 460 km de autonomia e 1.625 kg de carga útil.