A Renault pretende se tornar um verdadeiro player da mobilidade sustentável autônoma. Por isso, o grupo está desenvolvendo um autônomo de nível 4 na plataforma de micro-ônibus elétricos.
Há vários anos estão sendo realizados testes e outros estão em vias de serem anunciados, principalmente com a empresa WeRide, especialista mundial em veículos autônomos.
Existe um consenso internacional em torno de 6 níveis de “condução automatizada e autônoma”, que vai do nível L0 ao nível L5. Renault tem estratégia para autônomo de nível 4.
O Renault tem como foco o nível L2 e até mesmo L2+, com vários dispositivos avançados de assistência à condução no melhor nível do mercado.
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Já no caso do transporte público, o Renault acredita na relevância dos veículos autônomos, com uma demanda anual estimada em milhares de micro-ônibus nos próximos anos.
Só na Europa, mais de 400 grandes cidades vão progressivamente se tornar zonas de baixas emissões, ao mesmo tempo, em que devem continuar garantindo a mobilidade da população.
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Mais flexíveis, os micro-ônibus autônomos poderão funcionar 24 horas por dia durante 7 dias por semana e com toda a segurança, sendo uma alternativa com zero emissão de poluentes ou um complemento às soluções existentes que seja eficiente em custos e emissões de CO2 por passageiro-quilômetro (trem, bonde, ônibus).
Além da Renault, grandes montadoras como Ford, General Motors e BMW também estão desenvolvendo suas próprias tecnologias de veículos autônomos.
Com isso, é possível dizer que os carros autônomos representam uma revolução no transporte, prometendo transformar como a humanidade se move e interagindo com a mobilidade mundial.