Dirigir na chuva com segurança requer alguns cuidados. A Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas globais Jurid e Ferodo, recomenda alguns cuidados para evitar riscos nessa situação.
Luciano Costa, gerente geral da Jurid, orienta ao condutor reduzir a velocidade, evitar áreas alagadas e manter uma maior distância do veículo da frente.
Leia mais: Mustang GT 2024 desembarca no Brasil
“Na chuva, é preciso frear de forma progressiva para que não ocorra o travamento das rodas em veículos sem ABS, já no caso de carros com o sistema de anti-travamento a regra é subir no pedal do freio em emergências”, explica.
Outra situação que precisa ser evitada, segundo Costa, é frear em curva para não correr o risco de o veículo sair da trajetória. “Portanto, o ideal é realizar a frenagem antes da curva”, acrescenta.
“O uso do freio em áreas alagadas, espelhos d’água também é perigoso, pois dependendo da velocidade pode provocar aquaplanagem e o motorista perde o controle do veículo”, explica.
Leia mais: Stellantis anuncia R$ 30 bi para América do Sul
Além disso, quando o veículo trafega em área alagada, tem as rodas submersas. Neste caso, Costa conta que é preciso ficar atento com as primeiras freadas, pois pode ocorrer falta de eficiência devido às lonas e às pastilhas estarem molhadas.
As condições do sistema de freio também contam muito para dirigir em segurança na chuva, assim como o estado dos pneus para garantir aderência entre o carro e o solo.
A revisão preventiva dos freios é importante para a checagem e verificação de desgaste dos componentes. A calibragem deve ser feita com a pressão adequada, conforme orientações da montadora e as instruções estão normalmente indicadas na coluna da porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no manual do usuário do veículo.