A região metropolitana de São Paulo começou 2024 com uma queda de 4% nos índices de roubo e furto de veículos, comparando janeiro e fevereiro de 2023.
Em números, foram registrados 9.667 casos em 2023 e 9.279 em 2024. Já na capital paulista, houve um aumento de 2%, passando de 5.776 casos em 2023 para 5.893 em 2024.
Esses dados foram levantados pela Ituran Brasil, autotech líder em monitoramento veicular, com base nos registros da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados pela própria empresa.
Leia mais: Renault Kardian a partir de R$ 112.790
Fernando Correia, coordenador de operação da Ituran Brasil explica que a redução de casos se dá devido aos maiores investimentos em tecnologia.
“Seja por meio da iniciativa privada ou pública, o investimento de mais tecnologia para mitigar casos de roubo e furto tem trazido, aos poucos, mais segurança para os motoristas.
Os resultados do levantamento de janeiro e fevereiro da região metropolitana mostram que a implementação de tecnologias de monitoramento veicular ou investimentos em câmeras de segurança e reconhecimento facial tem auxiliado a identificar ações criminosas e, em algumas situações, até mesmo na prevenção de ocorrências de roubo e furto”, explica Correia.
Leia mais: Saiba declarar seu veículo no IR
Os bairros da capital paulista que tiveram um aumento significativo incluem São Lucas (zona leste) em que o índice de roubos subiu de 89 para 131 casos, representando um aumento de 47,2% nos casos de roubo e furto. “Os modelos de veículos mais visados nessa região foram: Palio, Fiat Strada, Fiat Toro, Sandero e Logan.
Vale destacar que os casos de furto predominam (77,86%) em comparação com os casos de roubo (22,14%). Além disso, outros bairros com altos índices foram Itaquera, com um aumento de 33,9%, Vila Matilde com 27,7%, Tatuapé com 20% e Ipiranga com 18%.
Em relação ao ranking dos top 10 de carros na capital paulista, Fiat Strada, Fiat Argo e Hyundai HB20 se destacaram como os únicos modelos que registraram um aumento nos índices de roubo e furto. Por outro lado, o Ford Ka teve uma queda de 26,3% nos índices, enquanto o Chevrolet Onix apresentou uma redução de 13% e o Volkswagen Gol de 10%.