São Paulo registra queda de 4% em roubos e furtos de carros

Dicas para manter o ar-condicionado gelando
09/05/2024
Ituran com seguro perda parcial

Índice de furtos e roubos diminuem em SP, aponta Ituran

São Paulo registra queda de 4% em roubos e furtos de carros

Os resultados do levantamento de janeiro e fevereiro da região metropolitana mostram que a implementação de tecnologias tem auxiliado a identificar ações criminosas

A região metropolitana de São Paulo começou 2024 com uma queda de 4% nos índices de roubo e furto de veículos, comparando janeiro e fevereiro de 2023.

Em números, foram registrados 9.667 casos em 2023 e 9.279 em 2024. Já na capital paulista, houve um aumento de 2%, passando de 5.776 casos em 2023 para 5.893 em 2024.

Tecnologia contribuiu para a redução dos casos

Esses dados foram levantados pela Ituran Brasil, autotech líder em monitoramento veicular, com base nos registros da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados pela própria empresa.

Leia mais: Renault Kardian a partir de R$ 112.790

Fernando Correia, coordenador de operação da Ituran Brasil explica que a redução de casos se dá devido aos maiores investimentos em tecnologia.

“Seja por meio da iniciativa privada ou pública, o investimento de mais tecnologia para mitigar casos de roubo e furto tem trazido, aos poucos, mais segurança para os motoristas.

Os resultados do levantamento de janeiro e fevereiro da região metropolitana mostram que a implementação de tecnologias de monitoramento veicular ou investimentos em câmeras de segurança e reconhecimento facial tem auxiliado a identificar ações criminosas e, em algumas situações, até mesmo na prevenção de ocorrências de roubo e furto”, explica Correia. 

Leia mais: Saiba declarar seu veículo no IR

Os bairros da capital paulista que tiveram um aumento significativo incluem São Lucas (zona leste) em que o índice de roubos subiu de 89 para 131 casos, representando um aumento de 47,2% nos casos de roubo e furto. “Os modelos de veículos mais visados nessa região foram: Palio, Fiat Strada, Fiat Toro, Sandero e Logan.

Vale destacar que os casos de furto predominam (77,86%) em comparação com os casos de roubo (22,14%). Além disso, outros bairros com altos índices foram Itaquera, com um aumento de 33,9%, Vila Matilde com 27,7%, Tatuapé com 20% e Ipiranga com 18%.

Em relação ao ranking dos top 10 de carros na capital paulista, Fiat Strada, Fiat Argo e Hyundai HB20 se destacaram como os únicos modelos que registraram um aumento nos índices de roubo e furto. Por outro lado, o Ford Ka teve uma queda de 26,3% nos índices, enquanto o Chevrolet Onix apresentou uma redução de 13% e o Volkswagen Gol de 10%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *