Quando o motorista entra no carro e gira a chave, ou aciona o botão de partida, no caso dos automóveis com sensores, antes do motor entrar em funcionamento todas as luzes são acesas e apagam na sequência. Porém, há casos que, mesmo após o motor ser acionado, uma ou mais luzes continuam acesas e isso é sinal de problemas.
As várias luzes que estão no painel com desenhos e cores diferentes servem para indicar mau funcionamento de componentes e também a necessidade de realizar revisões.
De acordo com a cor o problema é menor ou maior. Lucas Kozma, técnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi, explica que, quando a chave de ignição é acionada no primeiro estágio, todas as luzes do painel se acendem. “Dessa forma, podemos verificar se todas as figuras estão funcionando adequadamente. Após um intervalo que varia de três a dez segundos, elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes à alguns sistemas do carro”.
As luzes amarelas acesas no painel do carro indicam um problema que não é grave, mas merece atenção e o motorista pode circular por alguns quilômetros até chegar com o automóvel em uma oficina de confiança. Já quando as luzes vermelhas do painel do carro acendem isso significa problema grave, o veículo deve parar imediatamente em local seguro, sem atrapalhar o trânsito e ser rebocado até uma oficina para ser realizado o diagnóstico e reparo. No entanto o significado das luzes verdes ou azuis no painel do carro é de que algum equipamento, como por exemplo, as luzes altas ou lanternas, piscas, piloto automático, luz de neblina, estão acionadas.
Nos dias de hoje os automóveis, independente de categoria (leves, pesados, utilitários) possuem eletrônica embarcada e quando uma ou várias luzes do painel permanecem acesas ao mesmo tempo, isso pode indicar falha no sistema eletrônico, algum fio desencapado, ou até mau contato. Por isso é importante fazer as revisões programadas e manter contato com um especialista automotivo, um mecânico de confiança.
Além das cores, cada luz do painel apresenta um símbolo com um significado diferente e cada figura indicará qual parte do veículo está acionado ou com problemas.
Indica que o freio de mão, ou freio de estacionamento está acionado. Após desativar o freio de estacionamento e a luz permanecer acesa, indica que há problemas no sistema e o freio pode falhar. Por isso a luz está na cor vermelha para chamar a atenção do motorista. O carro deve ser levado imediatamente para uma oficina para identificar e corrigir o defeito.
Indica aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de um problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, sinaliza Kozma. “Primeiro, pare o veículo o mais breve possível, espere o motor esfriar, verifique e complete o nível do fluido de arrefecimento se necessário, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador está funcionando corretamente”.
Indica falha no sistema de lubrificação, ocasionada pelo baixo nível de óleo ou falta de pressão. “Se o motor trabalhar muito tempo com deficiência de lubrificação, teremos um desgaste acentuado das peças móveis e um aumento da temperatura que pode fundi-lo”, alerta Kozma.
Indica problemas na bateria do carro. “Ela também pode indicar inconvenientes no sistema elétrico e também falta de carregamento de energia pelo alternador”, informa Kozma. “Caso permaneça acesa, poderá dificultar a próxima partida do motor”.
Indica que o sistema de segurança passivo do airbag poderá apresentar falhas caso ocorra um acidente. “É muito importante ficar atento neste ponto, e procurar uma oficina caso essa luz acenda”.
Segundo Kozma, ela indica que o tanque de combustível está na reserva e que o veículo tem apenas alguns quilômetros de autonomia. “Quando isso acontece frequentemente, a temperatura de trabalho da bomba de combustível é elevada devido ao menor volume de combustível para auxiliar na refrigeração da peça”, relata. “Isso também pode reduzir a vida útil do conversor catalítico”.
Ela indica algum defeito no motor. “Não é possível especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustível e elevação dos níveis de emissão”, avalia Kozma. O técnico também explica que caso a luz acenda após o abastecimento, a central eletrônica pode não ter reconhecido o novo combustível, ou ele é simplesmente de baixa qualidade. Se esta luz permanecer acesa mesmo após o abastecimento em um posto de combustíveis de confiança, é importante buscar o auxílio de uma oficina para uma análise corretiva do sistema.
Símbolo obrigatório desde 2014 em veículos novos vendidos no Brasil. Kozma explica que esse sistema é responsável por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergência. “É importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderá ocasionar falhas na frenagem”, relata. Vale ressaltar que com esta luz acesa o carro não está sem freios, mas sim que as rodas podem travar durante a frenagem.
Se trata de um sistema de direção com assistência elétrica, permitindo uma maior maciez ao movimentar o volante. “Caso haja algum problema no sistema, a direção não deixará de funcionar, todavia, perderá a assistência”, afirma Kozma. “A falta desse auxílio dificultará manobras e a própria condução do veículo”. Esta luz está presente só nos veículos que utilizam auxilio elétrico na direção.
Kozma ensina que o ESC é o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores como: sensor de velocidade de cada roda e sensor de posição do volante para manter o veículo em sua trajetória fazendo a distribuição da frenagem, em cada roda. “Essa luz acende quando o veículo é ligado e se apaga após alguns segundos”, diz. “Se trata de um sistema de segurança ativo, porém, se luz permanecer acessa continuadamente, há um problema no sistema”.
O ESC pode ser desativado por meio de um botão no painel e uma luz indicará que ele está desligado. Entretanto, Kozma recomenda esta ação apenas quando o motorista estiver em um terreno de baixa aderência como areia, cascalho ou terra para facilitar a movimentação inicial do veículo.
Indica uma falha de comunicação entre uma chave de injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave é a correta. Os desenhos deste símbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um cadeado. “Caso ele esteja acesso, pode haver dificuldade de partida e o correto é procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito”, sinaliza Kozma.
Indica que o sistema de partida à frio está ativo e aquecendo o combustível. O tempo que a figura permanece ligada pode variar de acordo com a condição da bateria e a temperatura do ar e da água. “Geralmente, a partida do motor é liberada quando ela se apagar e se ela continuar funcionando depois do aquecimento do motor ou enquanto dirige, pode estar acontecendo uma falha no sistema”, avisa Kozma.
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Para finalizar, o Lucas Kozma, técnico de suporte ao cliente da equipe Delphi Aftermarket recomenda; “Observar com atenção as luzes do painel de instrumentos é uma boa maneira para verificar o bom funcionamento e o desempenho geral do veículo”.
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