Na manhã desta sexta-feira (19/01), o Grupo Stellantis que produz, importa e comercializa no Brasil veículos com as marcas Abarth, Citroën, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, comunicou que adquiriu 70% das ações do Grupo Comercial Automotiva, o qual é formado pelas empresas DPaschoal, DPK, KDP, AutoZ, Maxxi Trainning, Kmaxx, Recmaxx, Autocred e Maxxipel.
A DPaschoal, empresa brasileira que presta serviços automotivos especializados desde 1949 possui mais de 120 lojas próprias estabelecidas em 14 estados, além de 28 centros de distribuição de pneus e peças, a DPaschoal oferece produtos e serviços para veículos leves, pesados e agrícolas.
Leia mais: Amanhã é o Dia Nacional do Fusca
Com a aquisição, a Stellantis amplia a participação no mercado de pós-venda e serviços multimarcas no Brasil. A operação está em linha com o objetivo estratégico de expansão regional, além de fortalecer a capacidade para responder às demandas mais complexas dos consumidores.
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, explica a estratégia da Stellantis. “Avançamos como uma mobility tech company, uma empresa capaz de atender a todas as necessidades de mobilidade e serviços de nossos clientes”. Ele completa falando sobre as metas da fabricante de automóveis. “Essa é uma das metas do plano estratégico global de longo prazo da empresa, o Dare Forward 2030 e, com essa aquisição, a Stellantis torna-se o maior distribuidor de autopeças na América do Sul. É um passo coerente que se soma à recente aquisição da Norauto na Argentina, empresa especializada na comercialização de produtos e serviços automotivos”, exemplifica Cappellano.
Leia mais: Chevrolet apresenta imagens da Nova Spin
Com quase 3 mil colaboradores, a DPaschoal encerrou 2023 com o faturamento de R$ 2,6 bilhões. A aquisição do controle acionário do grupo é um investimento estratégico que amplia a presença da Stellantis na área do pós-venda. Luís Norberto Pascoal, com ampla expertise neste mercado, manterá os 30% restantes das ações da companhia e seguirá como vice-presidente do conselho de administração.
“O Brasil é um dos mercados automotivos mais promissores do mundo e, por esta razão, a Stellantis estabeleceu um plano de expansão regional, a fim de aumentar sua capacidade de atendimento ao consumidor ao longo de sua jornada. Com essa aquisição, será possível atender aos clientes de todas as marcas de veículos em suas necessidades de mobilidade segura, acessível e sustentável”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis América do Sul.
Por sua vez, o mercado de autopeças movimentou mais de R$ 96 bilhões na América do Sul em 2022. Só no Brasil, o setor transacionou mais de R$ 61 bilhões no período. Desse montante, 20% equivalem a peças originais (OEM) e 80% correspondem a peças de fabricantes independentes no mercado de reposição e pós-venda (IAM).
Ainda estão nos planos da Stellantis internacionalizar a marca DPaschoal, utilizar a estrutura de treinamentos da empresa para interagir com os concessionários, estreitar o relacionamento com os mecânicos independentes e ter maior participação no mercado de reposição de peças.
Acesse o Canal AutoAgoracombr , assista, curta e compartilhe nossos vídeos.