A Stellantis adquiriu uma série de papéis no mercado, cerca de 8,3 milhões de ações, da Archer, sinalizando a confiança contínua da Stellantis nos planos da Archer de lançar aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL) no mercado a partir de 2025.
O aumento do investimento da Stellantis na Archer ocorre após a recente visita do CEO, Carlos Tavares, à sede e às instalações de produção da Archer em Santa Clara, Califórnia.
Leia mais: Caoa vai leiloar o último Hyundai Tucson do mundo
No início do ano, a Stellantis anunciou que seu objetivo era produzir a aeronave Midnight da Archer em larga escala, com um contrato de fabricação exclusivo.
A construção da primeira fase da fábrica de larga escala da Archer na Geórgia continua no caminho para ser concluída ainda este ano.
Leia mais: Veja pesquisa Chevrolet sobre cores
A primeira fase é uma construção de aproximadamente 32.000 metros quadrados em um local de, aproximadamente, 40 hectares, projetado para suportar a produção de até 650 aeronaves anualmente, o que a tornaria uma das maiores instalações de fabricação em volume na indústria aeronáutica.
A aeronave Midnight da Archer foi projetada para ser segura, sustentável e silenciosa, e pode transportar quatro passageiros e um piloto.
Midnight foi otimizada para viagens ida e volta de curta distância, de cerca de 30 a 80 quilômetros, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.
“A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Esta recente mudança da Stellantis sinaliza a nossa confiança na equipe da Archer e o progresso que enxergamos em primeira mão através da nossa profunda parceria.”
“Estamos prestes a mudar a forma como o mundo se move no céu”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “Archer e Stellantis estão trabalhando lado a lado para concretizar uma oportunidade única em uma geração de redefinir o transporte urbano e agregar um valor enorme às cidades do mundo e aos nossos acionistas.”