Localizada em Porto Real (RJ), o complexo da Stellantis, foi construído pela Peugeot Citroën. Ele é composto por uma fábrica de automóveis e outra de motores. Fundado em 1º de fevereiro de 2001, iniciou em seguida a fabricação de modelos das marcas Peugeot e Citroën, o Peugeot 206e o CITROËN Xsara Picasso. No ano seguinte, em 2002 iniciou a fabricação de motores. Este ano com a fusão da FCA e PSA, a fábrica passou a integrar o novo grupo de fabricantes de automóveis denominado Stellantis.
Antonio Filosa , até então presidente da FCA, passou a responder como presidente da Stellantis para a América do Sul. “Ao longo dessas duas décadas, a fábrica de Porto Real tem recebido investimentos constantes em processos e sistema de produção e no desenvolvimento de pessoas e talentos, a fim de levar o melhor em qualidade a seus consumidores. Além disso, com sua grande vocação exportadora, ela tem gerado importantes divisas para a região Sul Fluminense e para o País, sendo ainda um importante polo gerador de renda e de emprego para toda a cadeia automotiva local”, afirmou o executivo.
Stellantis no Brasil confirma novo veículo em Porto Real. A vocação exportadora, citada por Filosa, ocorre porque o Grupo PSA havia centralizado no Brasil a produção dos modelos compactos e na Argentina os de maior dimensão. Nesta estratégia, o que era fabricado em Porto Real, além de atender o mercado brasileiro, também era exportado para os países integrantes do Mercosul.“Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 220 milhões na fábrica para a implementação de uma variante da nova plataforma global modular CMP, que dará origem a uma nova família de veículos”, disse o presidente da Stellantis. O primeiro modelo da nova família produzido em Porto Real será lançado no segundo semestre deste ano.
Apesar de não confirmar qual será este modelo, a expectativa é de que seja um SUV compacto para substituir o Citroën C3. Nestes 20 anos de atividades, a unidade produtiva de Porto Real já produziu mais de 1,7 milhão de veículos, de 16 modelos diferentes, entre as marcas Peugeot e Citroën, além de mais de 2 milhões de motores. Atualmente, fabrica os veículos Peugeot 2008 e o SUV Citroën C4 Cactus, C3 e Aircross, além dos motores EC5 1.6L a gasolina e EC5 EAT6 1.6L flex.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação