Nesta fase de implantação, um dos principais incômodos enfrentado por um proprietário de veículo elétrico é encontrar um carregador e o tempo que demora em carregar a bateria.
A Porsche prepara o lançamento do esportivo elétrico Taycan no Brasil. E a Stuttgart Porsche já está capacitada para atender os clientes do novo modelo em suas 8 lojas (São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife). Em São Paulo, a concessionária concluiu a instalação do primeiro carregador ultra rápido da América Latina, com 350 kW (recarga DC). Ele é fabricado pela ABB com design Porsche. O proprietário só precisa encostar o carro, plugar o carregador e aguardar 22,5 minutos para carregar de 5 a 80% da capacidade de armazenamento da bateria.
O Taycan é o primeiro veículo elétrico com sistema de 800 V (o dobro dos demais carros elétricos existentes no mercado mundial) e o carregador ultra rápido instalado em São Paulo utiliza padrão CCS2. Esse carregador será compatível com os futuros Porsches de propulsão elétrica.
Todas as unidades da Stuttgart terão até 8 carregadores Porsche de 11 e 22 kW (recarga AC). Com eles, a carga total da bateria é feita em até nove horas. Portanto, além das concessionárias, a Porsche investe em uma estrutura de carregamento que permita percorrer longas distâncias com o Taycan. A autonomia do modelo é superior a 400 quilômetros em todas as versões. Atualmente, 70 carregadores Porsche de 11 kW já estão instalados em dez estados, em 46 parceiros como shopping centers, clubes, hotéis, restaurantes e outros.
Em parceria com a empresa do setor elétrico EDP, a Audi, Volkswagen e a Porsche cria as chamadas “eletrovias ultra rápidas”. Trata-se de um projeto pioneiro na América Latina. São rotas nas quais existam estações de carregamento de 150 ou 350 kW em locais que proporcionem comodidade para o cliente. As distâncias máximas entre uma e outra é de 200 quilômetros. Essa rede de abastecimento de energia elétrica para as baterias do Taycan, por exemplo, estará disponível em todo o estado de São Paulo nas principais vias, além de conectar as eletrovias já existentes – rodovia Presidente Dutra (São Paulo-Rio de Janeiro) e BR-277 (Porto de Paranaguá-Foz do Iguaçu, no Paraná). A conclusão desse projeto de “eletrificação” das rodovias está prevista para 2022.
Por: AutoAgora.com.br/ Fotos: Divulgação