Superaquecimento e a junta do cabeçote

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Superaquecimento e a junta do cabeçote

Uma trinca ou o empeno no cabeçote do motor, assim como uma junta de cabeçote queimada podem causar graves problemas ao veículo

Entre as causas mais comuns para a queima da junta de cabeçote, trinca ou empenamento no cabeçote do motor está no superaquecimento. O elo mais fraco dos dois é a junta de vedação do cabeçote. “Geralmente, essa peça falha antes que o cabeçote trinque ou empene, mas às vezes, ambos podem sofrer avarias, provocadas devido às deficiências no sistema de arrefecimento”, explica Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO.

Uma das fontes do superaquecimento pode ser o baixo nível do líquido de arrefecimento, essencial para manter a temperatura de trabalho dentro dos parâmetros de funcionamento definidos pelo fabricante. Esse limite pode variar entre 90ºC e 110ºC, sendo que um bom fluido arrefecedor atua como um aditivo, elevando o ponto de ebulição para além deste limite. No entanto, falhas nas mangueiras, bomba de água, válvula termostática ou sensores podem contribuir para o aumento da temperatura interna, comprometendo os demais componentes, entre eles, a junta do cabeçote.

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Uma correia quebrada, que faz com que a bomba d’água não funcione mais ou uma avaria no ventilador elétrico são outras fontes que podem causar o superaquecimento do motor. “Hoje, com motores menores e mais potentes e com maior taxa de compressão. Eles tendem a ficar mais quentes; e muitas vezes não se atenta para o bloco do motor, que empena com muito mais frequência”, complementa o supervisor da TAKAO.

Como fazer o reparo do cabeçote ou da junta?

Como as causas da queima da junta, da trinca e do empeno do cabeçote são semelhantes, a única maneira de fazer um diagnóstico definitivo é remover o conjunto e realizar uma inspeção visual apurada. Em muitos casos, o cabeçote precisará ser enviado para uma retífica, para a realização de um teste de pressão para determinar se há rachaduras, empenamento ou outras avarias. Somente após isso, será possível tomar a decisão sobre quais reparos são necessários.

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Embora seja trabalhoso, a substituição da junta do cabeçote é um reparo comum e econômico. No entanto, substituir um cabeçote trincado demanda muito mais trabalho e pode ser extremamente caro, já que exigirá a realização de uma retífica em oficinas especializadas. Além disso, o superaquecimento do motor que causou a trinca do cabeçote exigirá uma investigação mais aprofundada para garantir que a extremidade inferior do motor esteja em boas condições para garantir a substituição do cabeçote, assim como do sensor de oxigênio e possivelmente, também, do catalisador. No entanto, se as avarias chegarem ao ponto de empenarem o bloco do motor, somente a substituição por um novo conjunto motriz resolverá o problema, causando um grande prejuízo financeiro ao dono do veículo.

“A realização de revisões preventivas, conforme o manual do fabricante, é ainda a melhor maneira de se evitar riscos à integridade do veículo. Muitas panes severas começam com pequenas falhas que poderiam ter sido solucionadas em uma simples revisão de rotina”, complementa Silva.

Os sintomas de um cabeçote com trinca ou empenado e de uma junta de vedação danificada são semelhantes. Por isso, fique atento, pois é possível notar um ou vários indícios de problemas:

  • Superaquecimento do motor;
  • Baixo nível do fluido de arrefecimento;
  • Fumaça branca saindo do escapamento;
  • Borbulha do fluido no radiador e no depósito de expansão;
  • Perda do fluido de arrefecimento sem a comprovação de vazamentos;
  • Coloração branca leitosa no óleo;
  • Falhas na ignição e no funcionamento do motor;
  • Vazamento de óleo do motor e do fluido do radiador;
  • Acendimento da luz de verificação do motor no painel de instrumentos.

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