Tabela B3 ajuda na mudança dos preços após anúncio do governo
Tabela Auto B3 ajuda na mudança dos preços após anúncio do governo. Logo, um dos motivos para os novos valores foi a chegada do IPI Verde e do programa Carro Sustentável.
Agora, com as novas regras, uma saída para acompanhar as variações e atualizações de preços dos veículos é usar a Tabela Auto B3, que monitora quinzenalmente um milhão de anúncios e que tem mais de 5 milhões de veículos precificados.
“Essa ferramenta foi desenvolvida em conjunto com a Bright Consulting para oferecer uma referência mais precisa de preços de transação e apoiar o planejamento comercial das empresas do varejo automotivo”, explica Rodrigo Amâncio Oliveira, diretor de produtos da B3.
“O IPI Verde, por exemplo, é uma iniciativa que visa promover a eficiência energética e a sustentabilidade no setor. Com as novas alíquotas, os preços dos veículos devem variar e o monitoramento constante por meio da Tabela Auto B3 permitirá que concessionárias, lojistas, agentes financeiros, seguradoras e locadoras ajustem suas estratégias de forma mais precisa”, afirma Oliveira.
As alíquotas do IPI Verde levam em conta cinco critérios: tipo de combustível e tecnologia de propulsão, eficiência energética, potência, metas de desempenho estrutural e tecnologias assistivas à direção, além dos índices de reciclabilidade.
O programa Carro Sustentável, por sua vez, busca facilitar o acesso a veículos compactos com baixa emissão de CO₂, reciclabilidade mínima e produção nacional, com validade até o final de 2026.
Conforme o diretor, “as montadoras estão se adaptando rapidamente, antecipando lançamentos com preços promocionais que superam a redução do imposto. Isso cria uma proposta de valor atraente para o consumidor e deve acelerar as vendas no curto prazo.”