Entre os dias 24 de abril e 30 de maio, a empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), maior fabricante de veículos elétricos do mundo, testa um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B, na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Esse teste é uma parceria entre a fabricante do ônibus elétrico e a encarroçadora Marcopolo, uma multinacional brasileira com 53,5% de participação no mercado brasileiro e posicionada entre as maiores do mundo.
O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBD e sistema regenerativo nos eixos motrizes.
Comparado ao ônibus com motor movido a diesel, os ônibus elétricos oferecem uma série de vantagens aos passageiros e ao meio ambiente. Isso porque eles são completamente silenciosos e não poluentes, com zero emissão de carbono. Segundo divulgado, o modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. Durante o teste, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo.
O modelo Attivi Express conta com carroceria urbana articulada, ele foi desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades. Com design moderno, a carroceria é arrojada e atraente, com iluminação externa dos faróis em full LED e os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão que eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, isso também facilita as manobras dos motoristas e aumenta a segurança no trânsito.
Ainda segundo divulgado, a Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.
Por sua vez, sobre as vantagens de utilizar o ônibus elétrico fabricado pela BYD, no lugar do que tem motor a diesel, está o fato de a manutenção ser muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel, deixa de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores. Além disso, o custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel, e ainda a vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
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