Nem só de carro vive um homem e a Toyota sabe muito bem disso, tanto é que investe 500 Milhões de Dólares em Aviões Elétricos.
O anuncio foi feito recentemente e o montante foi destinado a Joby Aviation, empresa especializada em aeronaves elétricas eVTOL (descolagem e pouso na vertical).
Com isso, o total investido pela Toyota na Joby chega a 894 milhões de dólares, somando os 400 milhões de dólares já investidos em 2020.
A Joby Aviation, com sede na Califórnia, receberá o novo investimento em duas partes: a primeira no final deste ano e a segunda em 2025, quando começarão os testes com os aviões elétricos.
“Estamos entusiasmados em ver a Joby certificar seu avião e iniciar a produção comercial. Voo sustentável é crucial para enfrentar os desafios atuais de mobilidade”, disse Tetsuo Ogawa, presidente e CEO da Toyota América do Norte.
Os avanços tecnológicos da aviação
A Joby já lançou seu terceiro protótipo de avião elétrico e está expandindo sua capacidade produtiva. Em agosto, a empresa cumpriu o quarto passo para a certificação de voos comerciais, planejando iniciar operações em Dubai no final de 2025 e com expectativas de expandir para os Estados Unidos e Europa.
O setor de aviação elétrica está atraindo grandes investimentos. Hyundai, por exemplo, lançou seu eVTOL com planos para 2028, enquanto a Xpeng já realizou testes na China.
A Joby lidera a corrida para oferecer serviços de táxi aéreo elétrico. Vale lembrar que a Honda também tem um jato executivo. Ou seja, uma tendência que veio para ficar.