O desgaste de diversos componentes da suspensão é, em grande parte, acelerado pelo congestionamento nos grandes centros urbanos. Embora o carro ande em baixa velocidade, o movimento gerado pelas constantes frenagens podem prejudicar itens de segurança, como os amortecedores.
O coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, fala que se as peças da suspensão apresentarem sinais de degaste, o tráfego intenso pode potencializar o problema. “A ação de frenagem provoca a transferência de peso, sobrecarregando freios, pneus, molas, amortecedores, e outros componentes da suspensão”.
O amortecedor desgastado ou em más condições, oferece riscos de acidentes. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, o que proporciona estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade.
“Se os amortecedores não estiverem em bom estado, o tráfego intenso aumentará consideravelmente o desgaste prematuro de vários componentes do veículo e, consequentemente, elevará o risco de acidentes”, esclarece Juliano.
A recomendação é de realizar a revisão dos amortecedores e das demais peças do sistema no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. Se for constatado defeito, a substituição deverá ser providenciada imediatamente.
“É importante salientar que o período de troca pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os que circulam por pistas irregulares. Ou seja, a vida útil dos componentes está diretamente ligada às condições de uso do carro”, enfatiza o coordenador.
Vale ressaltar que amortecedores recondicionados ou remanufaturados também oferecem riscos de acidentes, pois são peças reaproveitadas e com tempo excessivo de uso.
Em casos de dúvidas para revisão ou substituição, o serviço de relacionamento com o cliente Monroe Resolve – 0800 166 004 – indica as revendas credenciadas, o que assegura a qualidade do atendimento e a procedência dos produtos.