Troca de bateria torna recarga mais rápida

Fábricas de automóveis paralisam as linhas de produção Fábrica Stellantis
Resultado 2023: Indústria estável e vendas em alta
11/12/2023
Avaliação: Fiat Toro Freedom Flex 2021 câmbio automático
Fiat Toro tem 500 mil produzidas em Pernambuco
12/12/2023
Lançamento: Fiat 500 elétrico 2022

Lançamento: Fiat 500 elétrico 2022/ Foto: Divulgação

Troca de bateria torna recarga mais rápida

Stellantis se junta à parceira e propõe substituição de bateria com o objetivo de tornar o abastecimento elétrico mais veloz

Troca de bateria torna recarga mais rápida e isso já pode ser uma realidade. Afinal, Stellantis e Ample assinaram um acordo para estabelecer uma parceria em tecnologia de carregamento de baterias de veículos elétricos (EV), capaz de fornecer uma bateria de totalmente carregada em menos de cinco minutos.

Leia mais: Lançamento do 500e elétrico

Ambos concordaram em trabalhar para integrar a solução de troca de baterias da Ample em veículos da Stellantis, pois a substituição permite que o cliente tenha a sua bateria esgotada trocada por uma carregada em questão de minutos.

O programa começa em Madri, na Espanha, em 2024, usando uma frota de 100 Fiat 500e num serviço de compartilhamento de frota.

Fiat 500e abastece com troca de bateria na Ample

A tecnologia da Ample torna a experiência de reabastecimento tão rápida e conveniente quanto o reabastecimento com combustível, além de oferecer uma solução ecológica.

Leia mais: Carga indutiva da Mahle

As baterias da Ample são projetadas para terem uma substituição direta para a bateria original de um veículo elétrico. Isso é possível graças às baterias modulares da Ample, que podem ser encaixadas em qualquer veículo elétrico.

Além disso, as estações de troca de baterias podem ser instaladas em áreas públicas em apenas três dias, permitindo uma infraestrutura rapidamente escalável que pode atender à demanda dos motoristas.

Quando um EV habilitado pela Ample se aproxima da estação Ample, o veículo é imediatamente reconhecido pela estação. Uma vez estacionado, o motorista inicia a troca de bateria a partir do aplicativo móvel, resultando em uma bateria totalmente carregada em menos de cinco minutos.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos de alcançar um mix de vendas de 100% de veículos de passeio elétricos à bateria (BEV) na Europa e de 50% de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a companhia está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias.

Outra inovação em combustíveis limpos

A Symbio, joint venture de divisão igualitária entre Forvia, Michelin e Stellantis, inaugurou a SymphonHy, unidade integrada de produção de células de combustível, na Europa.

O local abriga a sede do Grupo, uma planta de produção, um hub de inovação de dimensão inigualável e a Symbio Hydrogen Academy. Os desenvolvimentos gerados no espaço são fundamentais para acelerar a implantação de transportes a hidrogênio competitivos e de elevado desempenho, contribuindo para a transição energética.

SymphonHy permitirá que a Symbio apoie seus clientes a tornar a mobilidade de hidrogênio com zero emissão uma realidade acessível, sem comprometer o desempenho

A Stellantis, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e também co-acionista da Symbio, foi a primeira empresa a comercializar uma solução de hidrogênio de zero emissão para veículos comerciais leves para os modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Opel Vivaro-e. A empresa está expandindo sua gama para incluir grandes vans com uma arquitetura de média potência, um alcance de até 500 km e um tempo de recarga de menos de 10 minutos.

A SymphonHy conta com mais de 450 engenheiros, incluindo 100 dedicados à inovação e cerca de 20 doutores cobrindo uma ampla gama de disciplinas (engenharia eletroquímica, química, ciência dos materiais, etc.), reunidos em um único centro de inovação de classe mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *