Tucker ’48: O ícone futurista que chega ao museu CARDE

Tucker 48 no Carde

Tucker 48 no Carde

Tucker ’48: O ícone futurista que chega ao museu CARDE, museu de Campos do Jordão dedicado a Carros, Arte, Design e Educação.

Criado por Preston Tucker no final da década de 1940, o modelo impressionou o mercado com sua tecnologia inovadora, como motor traseiro, farol direcional e painel acolchoado.

Porém, o engenheiro enfrentou forte oposição da indústria e dificuldades financeiras, resultando na produção de apenas 51 unidades.

Tucker ’48: O ícone futurista que chega ao museu CARDE

O exemplar exibido no CARDE tem uma história especial: foi de propriedade do cineasta George Lucas, criador de Star Wars. A novidade reforça o compromisso do museu em trazer modelos históricos para o público brasileiro.

Apresentado no final da década de 1940, o Tucker é considerado um dos automóveis mais famosos e polêmicos da história da indústria automobilística dos EUA.

Com desenho futurista, carro trazia inovações para época

Anunciado em uma época a qual o mercado interno carecia de lançamentos, o Tucker ‘48 não só atraía a atenção pelo desenho futurista, como instigava o público por inovações tecnológicas.

O modelo tem motor de helicóptero adaptado, traseiro, de seis cilindros e de 166 cv. O conjunto permite máxima de 190 km/h.

Outras inovações foram instrumentação completa na coluna de direção, portas ‘suicidas’ (em sentido invertido) e um farol central que acompanhava o movimento do volante.

Muito futurista, Tucker ’48 não vingou como deveria

Preston Tucker foi alvo de uma investigação judicial e, mais tarde, foi acusado de fraude. Ainda que sua inocência fosse comprovada, a reputação e a situação financeira da empresa nunca mais voltariam ao normal.

Das 51 unidades construídas, restam apenas 47 no mundo, a grande maioria, nas mãos de colecionadores e de museus importantes.

O exemplar em exibição é o terceiro Tucker ‘48 fabricado, chassis de numeração #1003. Ele foi arrematado em uma feira de leilão nos EUA e ficará no museu de Campos do Jordão por cinco anos.

Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, disse que a ideia é trazer novidades com frequência, uma vez que há “braços” da instituição nos EUA e na França.

Ele também anunciou a organização de uma espécie de Mantiqueira Week, seguindo os mesmo moldes de Pebble Beach e de outras feiras ao redor do mundo. Lançamento em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kadett do Ainda Estou Aqui
Opel Kadett 1968 de Ainda Estou Aqui foi leiloado
25/03/2025
Museu de Campos do Jordão mostra rara Ferrari e Pegaso
28/03/2025