Na manhã desta quarta-feira (30/11), a General Motors do Brasil anunciou que irá reduzir em até 43% na emissão de gases dos automóveis produzidos no País.
Isso porque, em 2022, entra em vigor a próxima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o L7, que estabelece limites mais rígidos de emissão, visando a redução da poluição do ar e a economia de combustível.
Segundo divulgado pela fabricante de São Caetano do Sul (SP), ela é uma das empresas que mais investe em desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras no país. Tanto que os carros da Chevrolet foram os que mais avançaram em eficiência energética durante o programa Inovar-Auto (22%), por exemplo. Agora, para o L7, a marca dá outro salto evolutivo, chegando a 43% de redução média dos gases por modelo.
Para o Proconve L7, a empresa investiu desde pesquisa e desenvolvimento de produto e até na atualização da linha de montagem, já que há mudanças importantes em sistemas de veículos, como o de exaustão e o de armazenamento e distribuição de combustível. Outra alteração está na inteligência do software que gerencia motor e câmbio. Modelos da linha Chevrolet estão adotando inclusive tecnologias que serão requeridas apenas em fases futuras do programa, como o sistema que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento.
Veículos da GM com até 43% de redução nas emissões, os motores diesel ganharam um novo filtro
Sendo assim, para os motores a diesel, a GM desenvolveu uma série de tecnologias específicas, incluindo um filtro que anula em até 95% a emissão de particulados, os responsáveis por gerar aquela fumaça escura que sai pelo escapamento. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país.
Leia também: Avaliação: Novo Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo 2021
Por: Redação-AutoAgora.com.br/ Fotos: Saulo Mazzoni e Divulgação GM