Veja a suspensão antes de pegar a estrada. O conjunto inclui a verificação, com ajuda de um profissional especializado, dos seguintes itens: Pivôs, Terminais de Direção, Junta Homocinética, Terminais Axiais, Bieletas, Semi-Eixos, Juntas Deslizantes, Trizetas, Tulipas, Bandejas, Buchas, Coxins, Amortecedores e Molas.
O diretor comercial e de marketing da Volda, Ivan Furuya, explica que os componentes da suspensão do automóvel devem estar sempre em perfeito estado de conservação para poder manter a estabilidade.
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“O alerta aqui é para a interdependência das peças, pois não adianta ter uma bieleta em boas condições se os terminais axiais ou as juntas homocinéticas não estiverem funcionando adequadamente”, afirma ele.
De acordo com Furuya, a durabilidade das peças de suspensão e transmissão varia conforme a quilometragem do veículo e o tipo de terreno percorrido. Estradas de terra, esburacadas e o excesso de peso têm o potencial de diminuir a vida útil da suspensão.
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A suspensão automotiva é um componente fundamental para o desempenho de um veículo e também para a segurança e o conforto do passageiro. O conjunto desempenha diversas funções importantes que impactam diretamente na dirigibilidade, estabilidade e na capacidade do veículo de absorver impactos.
Os amortecedores têm três funções básicas. Manter o contato dos pneus com o piso e controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas. Eles também proporcionam conforto, estabilidade e segurança ao veículo. Na maioria dos automóveis, o amortecedor é instalado entre o chassi do veículo e a roda, fazendo parte da suspensão.
Os amortecedores não têm funcionamento pré-determinado. Eles podem precisar de substituição antes de 20 mil ou mais de 80 mil quilômetros, dependendo das condições de uso. Em carros que circulam por terrenos irregulares, por exemplo, a troca costuma acontecer antes.
Uma das dicas para saber o momento exato da substituição é verificar a estabilidade do veículo e o conforto ao dirigir. Outra opção é levar o veículo em uma loja Dpaschoal. Nas unidades, o motorista pode testar de graça os amortecedores.
O segredo é a AudioShock Maxxi Shock Tester, uma ferramenta patenteada e de uso exclusivo, desenvolvida pelo CTTi – Centro de Tecnologia e Inovação da DPaschoal.
O equipamento consegue captar o som dos movimentos de abertura e fechamento da válvula interna do amortecedor, por meio de um microfone especial colocado no corpo do amortecedor. Ou seja, conforme o ruído é possível avaliar a real condição da peça.
A ferramenta, bem como as outras utilizadas para a medição, faz parte da transformação de postura da DPaschoal, que se tornou uma referência por usar uma metodologia de diagnóstico que mede e testa a vida útil das peças do veículo antes da troca. Todos ganham com o sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes.