Venda de veículos continua em alta em 2024. De acordo com levantamento realizado pela Fenabrave, os emplacamentos de janeiro a setembro foram positivo em 15,9%.
No balanço do mês de setembro, as vendas somaram 413.081 unidades, o que significa uma leve retração, de 2,3%, na comparação com o mês anterior, justificada por um dia útil a menos no calendário de vendas. No entanto, houve evolução de 17,6% sobre setembro de 2023 (que teve 20 dias úteis).
Veja mais: Renault Master hidrogênio chega em 2025
“Nos emplacamentos, por dias úteis, o resultado de setembro (19,7 mil emplacamentos diários) foi superior aos de julho (18,2 mil) e de agosto (19,2 mil), que foram os meses com maior volume de emplacamentos no ano, até agora.
Isso mostra que o mercado está se estabilizando com um bom volume de vendas e que as projeções da Fenabrave estão assertivas”, analisa o Presidente, Andreta Jr.
Segundo ele, apesar da decisão do COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central de elevar a Taxa Selic em agosto, o cenário ainda é favorável para o crédito.
“Além das taxas de juros, influenciam no crédito os níveis de inadimplência e de renda e, por isso, não percebemos impacto na oferta de crédito para financiamentos de veículos”, analisa Andreta Jr.
Veja também: Fiat lança série Tributo 125
Considerando a evolução dos segmentos de caminhões, ônibus e implementos rodoviários, a FENABRAVE ajustou as projeções de emplacamentos para 2024, que agora devem alcançar aumento geral de 16,8%, ante os 16,7% estimados em julho.