Vendas de veículos importados em alta

Estabilização no mercado de automóveis novos
Estabilização no mercado de automóveis novos
02/10/2020
Novo Chevrolet Camaro
Novo Chevrolet Camaro
05/10/2020
Vendas de veículos importados em alta

Vendas de veículos importados em alta/ Foto: Divulgação

Vendas de veículos importados em alta

Vendas de veículos importados em alta/ Foto: Divulgação

No mês de setembro, as empresas importadoras de veículos emplacaram mais de 2 mil unidades.  No acumulado do ano são quase 20 mil veículos emplacados

As quinze marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) somaram licenciamento de 2.834 unidades emplacadas. O total representa alta nas vendas de 4,8% em relação a agosto, quando foram vendidas 2.703 unidades importadas. Ao comparar com setembro de 2019, quando foram comercializadas 2.845 unidades, a retração foi de 0,4%. Com esses resultados, o acumulado dos nove meses do ano fechou com queda de 20,8%: 19.841 unidades contra 25.044 emplacamentos de veículos importados.

A tendência de alta também foi registrada entre as associadas da Abeifa, que também têm produção nacional. BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam setembro último com 3.289 unidades emplacadas, total que representou aumento de 19,2% em relação a agosto de 2020, quando totalizaram 2.760 unidades, e alta também de 11,7% ante setembro de 2019 (2.944 unidades). No entanto, o acumulado do ano, mostra que o licenciamento de veículos nacionais das associadas à entidade ainda registra baixa de 10,1%: 20.585 unidades emplacadas este ano contra 22.887 veículos em 2019.

Vendas de veículos importados em alta

João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa e Diretor Geral de Operações e Inovação Volvo Car Brasil/ Foto: Divulgação

João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa, fala sobre o resultado.  “Setembro foi o melhor mês de 2020 na totalização do mercado interno brasileiro, com 198.792 unidades emplacadas. Para nós, importadores e também fabricantes locais, o importante, em setembro, foi acompanhar essa tendência de alta do mercado. Além disso, outro fator de destaque foram os dados das vendas acumuladas do ano. Enquanto no mercado interno total a queda é de 32,9% em nove meses, as associadas à entidade anotam retração de 15,7%, ou seja esses índices mostram que as nossas associadas estão se recuperando mais rapidamente”.

Projeções de vendas para veículos importados

Embora os números de setembro tenham sido favoráveis, depois de quase sete meses sob o impacto dos efeitos da pandemia por Covid-19 e do câmbio – 40% de valorização do dólar e do euro em 2020 –, a Abeifa confirma sua última projeção de vendas para o ano, de 28,5 mil unidades de importados e 29,5 mil veículos aqui produzidos, portanto, a projeção é que a queda será de 15% em comparação ao ano de 2019.

Por: Redação-AutoAgora.com.br

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *